quarta-feira, 25 de março de 2015

Zbigniew Seifert - ZBIGNIEW SEIFERT



Side A
1 On The Farm   5:26
2 Quasimodo   4:21
3 Way To Oasis   3:55
4 For The Love Of You   3:58
Side B
1 Chinatown   5:11
2 Nasty Gal   3:58
3 Would You Ever...   4:09
4 Song For Christopher   5:41

O músico Polaco Zbigniew Seifert formou-se muito cedo como Violinista vindo posteriormente a abandonar o Violino para se dedicar ao Saxofone Alto e consequentemente ao Jazz. Tendo John Coltrane como modelo e inspiração, gradualmente acabou por voltar ao Violino e é já completamente integrado neste instrumento que o vamos encontrar neste Lp editado em 1977. 
O álbum homónimo foi gravado na Holanda e nos EUA tendo contado com variadas participações de músicos onde se destacam os nomes dos irmãos Michael e Randy Brecker, Saxofone e Trompete respetivamente, o Baixista John Lee, o Baterista Gerry Brown e o Guitarrista Philip Catherine. O álbum é claramente um trabalho de época, facilmente identificável pela típica fusão elétrica Jazz/Rock praticada então por grupos exemplares como os Weather Report, os Return To Forever ou a Mahavishnu Orchestra. Inevitáveis também as comparações com Jean-Luc Ponty. Seifert era um músico exigente consigo próprio, e também com os músicos, e entrega-se completamente à execução do seu Violino sempre inspirado em Coltrane procurando elevar o seu instrumento acima das suas capacidades. 
Zbigniew Seifert faleceu em 1979 com 32 anos. A doença impediu-nos de saber que futuro nos reservava Seifert como músico virtuoso que já era. 

Sem comentários: