terça-feira, 17 de março de 2015

Breathless - CAMEL


1 Breathless   4:17
2 Echoes   7:17
3 Wing And A Prayer   4:41
4 Down On The Farm   4:19
5 Starlight Ride   3:19
6 Summer Lightning   6:00
7 You Make Me Smile   4:14
8 The Sleeper   7:02
9 Rainbow's End   2:59  

Foi durante as sessões de gravação de Breathless em 1978 que o confronto entre os egos de Andy Latimer e Peter Bardens entrou na fase mais alta do conflito. Peter Bardens acabou por abandonar os Camel mas ainda completou o seu trabalho neste registo de forma a cumprir obrigações de contrato. 
Com Breathless começa por se perceber que os temas complexos cedem a vez a músicas harmoniosas em formato de canção Pop/Rock, e há até um tema disfarçado de Disco. Apenas em "Echoes" e "The Sleeper" se encontra algum resquício do passado dos Camel como banda de rock progressivo. Agora é a harmoniosa frescura de "Breathless" e "Wing And A Prayer" que acentua o som da banda reforçada ainda pela expetante "You Make Me Smile" ou até pela curiosa "Down On The Farm" que parece deslocada através de uma animada melodia, e bastantes efeitos sonoros, culminando depois em "Starlight Ride" que surge como uma espécie de continuidade com a sugestiva revelação da aurora. Ainda há espaço para a ambiência Disco de "Summer Lightning" que nos desperta para um tema mais ordenado e com direito a um melodioso solo de Guitarra como Andy Latimer sempre soube fazer. No final resta-nos espreitar o arco-íris em "Rainbow's End".
Resta apontar que Breathless não parece ter sido afetado pela disputa de liderança interna. Apesar de não ser um trabalho concetual, integralmente consegue, mesmo assim, sugerir um dia perfeito que termina no final do arco-íris.  

Sem comentários: