sexta-feira, 29 de março de 2013

IV - LED ZEPPELIN

Side A
1 Black Dog 4:55
2 Rock And Roll 3:40
3 The Battle Of Evermore 5:38
4 Stairway To Heaven 7:55
Side B
1 Misty Mountain Hop 4:39
2 Four Sticks 4:49
3 Going To California 3:36
4 When The Levee Breaks (M.Minnie) 7:08

Em 1971 os Led Zeppelin editavam o quarto album de originais sem a atribuição oficial de um título, optando os quatro elementos da banda por uma indentificação individual sob a forma de quatro símbolos que se encontram na capa interior e no selo do vinyl. O álbum viria assim a ser conhecido por “Four Signs” ou pela denominação mais comum “Led Zeppelin IV”. Conhecidos pela devoção ao misticismo e ao ocultismo a banda voltava assim a rodear-se de significados e mensagens escondidas que os mais devotos lhe atribuíam. Misticismos à parte, estamos perante um álbum fundamental na discografia da banda e na história da música Popular dos anos 70 com oito esplêndidas peças num registo que prima pela diversidade, força e primor.
O famoso arranque de Robert Plant em “Black Dog” é a abertura perfeita do álbum através de um tema em que a interação Voz/Guitarra (Plant/Page) cria um momento Blues/Rock que a história imortalizou. O vigoroso “Rock And Roll” arrasa tudo e todos e demonstra na perfeição a solidez da secção rítmica John P.Jones/John Bonham. “The Battle Of Evermore” evoca um momento singular na carreira dos Led Zeppelin através da única colaboração oficial de um elemento externo à banda com a malograda Sandy Denny a acompanhar Robert Plant num solene momento Folk em que o Bandolim, tocado por Page, rege o andamento do tema. A solenidade permanece com a chegada de “Stairway To Heaven”, provavelmente o tema mais conhecido dos Led Zeppelin, a encerrar o lado A do vinyl num momento que parece resumir todo o álbum, os Led Zeppelin começam acústicos, a oferecer ternura e esperança num tema que acaba de forma eléctrica, arrasante e altiva com um memorável solo de Guitarra de Jimmy Page. Exemplar! O lado B começa com o groove de “Misty Mountain Hop” a recordar alguma da sonoridade do album Led Zeppelin II. “Four Sticks” é uma faixa fechada num “pesado” ritmo de John Bonham na Bateria e num Riff minimal de Jimmy Page com a aparição de um Sintetizador perto do final. Novo momento acústico com “Going To California” numa perfeita combinação de harmonias e arranjos e a adaptação de “When The Levee Breaks” marca o final do álbum com um destacado ritmo de John Bonham num intenso momento Blues/Rock de antologia.
Histórico lance dos Led Zeppelin em que a demonstração de virilidade e pureza musical se combinam com integralidade, solidez e coesão de grupo num registo ímpar.

Sem comentários: