domingo, 25 de novembro de 2012

Rainbow Bridge - JIMI HENDRIX

1  Dolly Dagger 4:45
2 Earth Blues 4:20
3 Pali Gap 5:06
4 Room Full of Mirrors 3:18
5 The Star Spangled Banner (Francis S.Key/John S.Smith) 4:07
6 Look Over Yonder 3:24
7 Hear My Train a Comin' 11:08
8 Hey Baby (New Rising Sun) 6:01

O registo “Rainbow Bridge”, editado em 1971, foi o segundo álbum póstumo a recolher material inédito em que Jimi Hendrix estaria a trabalhar, à data da sua morte, para a edição de um novo álbum, um Lp duplo ao que parece. Uma vez que uma grande parte do material gravado já tinha sido editado anteriormente em “The Cry Of Love”, o primeiro álbum póstumo e com o mesmo propósito, foram ainda adicionados em “Raibow Bridge” temas de sessões anteriores e até uma faixa captada ao vivo.
Os estimulantes “Dolly Dagger”, “Earth Blues”, um piscar de olho a Carlos Santana no instrumental “Pali Gap” e uma possível obra-prima, inacabada, intitulada “Hey Baby (New Rising Sun)” são os temas que fazem parte das últimas gravações feitas por Hendrix. Das restantes; o psicadélico “Room Full Of Mirrors” foi gravado em Novembro de 1969 numa sessão com a formação Band Of Gypsys, a famosa adaptação de “Star Spangled Banner” (o hino Norte-Americano) foi gravada em estúdio por Hendrix em Março de 1969, tema em que ele faz sozinho todas as partes de Guitarra que se ouvem no tema, “Look Over Yonder” é uma peça “perdida” da Jimi Hendrix Experience e “Hear My Train Comin’” foi captado ao vivo em Maio de 1970, num momento que volta a demonstrar como Hendrix era explosivo e intenso em palco. A formação que mais aparece nesta edição é constituída por Billy Cox no Baixo e Mitch Mitchell na Bateria, que foi a última formação conhecida de Hendrix, com exceção para “Room Full Of Mirrors” em que está Buddy Miles na Bateria e em “Look Over Yonder” está a formação Experience com Noel Redding no Baixo e Mitch Mitchell na Bateria. O percussionista Juma Edwards participa em “Pali Gap” e “Hey Baby”, em “Earth Blues” há um coro das Ronettes.
Apesar de ser uma edição de pesquisa e recolha do legado de Jimi Hendrix encontram-se em “Rainbow Bridge” momentos únicos que enriquecem ainda mais a curta carreira do malogrado Guitarrista Americano. As gravações tem boa qualidade sonora e indiciam que Hendrix continuava empenhado em descobrir novos caminhos.
O título deste album sugere uma banda sonora, que terá a ver com o Concerto Maui’s Rainbow Concert, mas de facto a edição visa simplesmente a recolha de peças que Jimi Hendrix deixou gravadas e nunca chegaram a ser editadas.

Sem comentários: