domingo, 18 de novembro de 2012

Band Of Gypsys - JIMI HENDRIX

1 Who Knows 9:32
2 Machine Gun 12:33
3 Changes (B.Miles) 5:10
4 Power to Love  6:53
5 Message to Love 5:22
6 We Gotta Live Together (B.Miles) 5:46

Editado originalmente em 1970, como forma de cumprir compromissos com a editora Capitol, o album “Band Of Gypsys” é o único registo ao vivo da discografia oficial de Jimi Hendrix e apresentava simultaneamente a nova banda com Billy Cox no Baixo e Buddy Miles na Bateria e Voz, denominada precisamente como Band Of Gypsys. A captação do album foi feita no último dia do ano de 1969 e no primeiro dia do ano de 1970, em quatro espetáculos que a banda deu no Fillmore East em Nova Iorque dos quais se escolheram os seis temas que compõem a edição.
Consegue-se perceber neste álbum, com alguma evidência, que Hendrix está no seu ambiente pois, enquanto enclausurado em estúdio explorava as máquinas procurando tirar o maior partido de todos aqueles “brinquedos” que lhe proporcionavam novos e inventivos sons, solto no palco Jimi explorava o espaço e o tempo de uma forma que a unidade Guitarra-Alma expandia-se num desempenho transcendental, assim como espontâneo e muito natural. “Band Of Gypsys” dá-nos o privilégio de podermos desfrutar de uma grande, e concentrada, atuação de Jimi Hendrix perto do limiar da sua curta vida.
Sendo Hendrix de facto a figura preponderante deste Power Trio, tal como na Experience os restantes elementos são também eles de importância vital para o resultado final da obra. Billy Cox no Baixo mostra-se bastante seguro e perfeitamente capaz de suportar o peso da estatura do líder e Buddy Miles, apesar de escondido atrás da Bateria, é uma figura muito dinâmica, muito presente e bastante ativa ao longo de todo o espetáculo, seja nas vozes secundárias ou até como Vocalista principal em “Changes”. Buddy Miles é tambem o autor dos temas “Changes” e “We Gotta Live Together”. O repertório aqui apresentado é todo novo, se bem que ao longo dos espetáculos houve interpretações de temas mais antigos, de forma a mostrar a separação entre a Experience e a banda nova. Dos seis temas inéditos aqui apresentados destaca-se “Machine Gun” pela temática e pelo inventivo solo de Hendrix que voltava a quebrar as barreiras. O resto do material é Rock de excelência, muito intenso seja através dos Power Riffs ou através da firmeza do Trio numa performance bastante coesa e inteligente, exceção para o Funky final de “We Gotta Live Together”. Sem dúvida um dos melhores álbuns de Rock já captados ao vivo.

Sem comentários: