segunda-feira, 11 de junho de 2012

Burnt Weeny Sandwich - FRANK ZAPPA/MOTHERS OF INVENTION

1 WPLJ (The Four Deuces) 2:52
2 Igor's Boogie, Phase One 0:36
3 Overture to a Holiday in Berlin 1:27
4 Theme from Burnt Weeny Sandwich 4:32
5 Igor's Boogie, Phase Two 0:36
6 Holiday in Berlin, Full Blown 6:24
7 Aybe Sea 2:46
8 Little House I Used to Live In 18:41
9 Valarie (Jackie & The Starlites) 3:14

Antes de Frank Zappa se “lançar” definitivamente como artista dos mais completos que se conhece os Mothers Of Invention foram a sua base de testes onde começou por demonstrar os seus dotes de compositor genial e único. Aliados a alguma extravagância, provocação e princípios anárquicos, eram acima tudo uma banda que apenas queria fazer boa música e abanar o sistema obrigando as pessoas a pensar e agir para não se deixarem alienar por uma sociedade modelada para reagir a determinadas regras sociais. Devido à excentricidade da banda nunca foram levados muito a sério, sendo ao invés considerados mais como ameaça pública. “Burnt Weeny Sandwich” lançado originalmente em finais de 1969, como um álbum que simplesmente repesca temas não editados, vem provar a excelência de uma grande banda e de um grande líder chamado Frank Zappa.
Num trabalho onde se encontram os mais variados estilos e praticamente só com inclusão de peças instrumentais não deixa de ser interessante o facto de tanto o tema de abertura como o de encerramento serem duas peças de Doo-Wop não originais de Zappa. De resto há desde momentos mais classicistas a servirem de interlúdios, os solos inigualáveis de Frank Zappa na Guitarra Elétrica, belos momentos de Piano de Don Preston e Ian Underwood, tudo num álbum que não foi pensado de raiz mas cujo resultado é bastante bom e que tem em “The Little House I Used To Live” o momento chave deste registo. É a maior peça deste álbum com os seus 18:41 e começa com um solo de Piano de deleite para depois entrar num ritmo desenfreado através de um ablueasado e espasmódico solo de Violino de Sugar Cane Harris e culmina com uma louca improvisação de Zappa no Orgão. O tema em si não resulta de uma improvisação ao vivo como sugere o final do tema mas resulta do habitual processo de colagens que Zappa sempre gostou de fazer em fita, ainda faltavam uns tempos para o Sampler.
Burnt Weeny Sandwich é uma prova física da qualidade dos Mothers Of Invention sob a liderança de Frank Zappa. Sempre Zappa.

Sem comentários: