domingo, 24 de julho de 2011

Lusitânia - LENA D'ÁGUA


Lado A
1 Ajinomoto 4:30
2 Sempre Que O Amor Me Quiser 4:00
3 Eu Tenho Um Sonho 3:59
4 Perto De Nós 3:12
5 Quando Vem Do Amor 3:53
6 Trabalhar Para Ganhar A Vida 3:30
Lado B
1 Olimpo 5:07
2 É Ao Mar Que Eu Pertenço 4:03
3 Proibido 3:58
4 Foi Ele 3:31
5 Lusitânia 5:54

Trabalho de qualidade da Pop Portuguesa, editado em 1984, em que Lena d'Água se faz acompanhar mais uma vez pela Banda Atlântida tendo como resultado um conjunto de canções sólidas, extremamente bem elaboradas e executadas, com Luis Pedro Fonseca aos comandos do trabalho de composição e respetivos arranjos. A presença refrescante de Lena Água, a menina que melhor alimentou a líbido desta década em Portugal, com uma voz cristalina e profunda, ajuda a concluir este trabalho como um dos albuns fundamentais da época, e que continua, injustamente, esquecido e ignorado. É urgente redescobrir este trabalho onde vigoram óbvias influências da Pop Europeia eletrónica mais séria da altura, sentimos os Buggles em "Eu Tenho Um Sonho". Em "Olimpo" e "Ajinomoto" respiramos alguma New Wave banhada por exotismos orientais e até algum tropicalismo em "Trabalhar Pra Ganhar A Vida" e "Proibido". João Maló participa como convidado, em Guitarra Acústica, nos temas "Perto De Nós" e "Foi Ele" que se salientam ainda como duas das peças fundamentais deste Lp. Em "Perto De Nós" Lena d'Água cresce de uma forma espantosa proporcionando-nos uma deliciosa interpretação. O single retirado do album foi "Sempre Que O Amor Me Quiser", de caráter mais comercial perante o resto do album não deixa no entanto de ser um tema bem estruturado pensado talvez para singrar como o êxito que revelou ser.
Em termos de composição já foi referido Luis Pedro Fonseca mas há tambem os textos de Jorge Palma, "Eu Tenho Um Sonho", Eugénia Melo e Castro, "Perto De Nós", Ronaldo Bastos, "Quando Vem Do Amor" e José Fanha, "É Ao Mar Que Pertenço".
Lusitânia continua à data sem conhecer qualquer edição em Cd privando assim a divulgação de um grande trabalho da música Pop Portuguesa dos anos 80. Para já, tal como eu, só ouvindo o velhinho vynil.

Sem comentários: