quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ohmónimo - BASS-OFF


1 That Dead Song 4:04
2 Whatever 2:56
3 Playing God 3:14
4 Cellar Door 4:47
5 Trumpets 5:01
6 Sunrise 4:59
7 Nova Nova 5:49
8 God Loves What He Hates 3:27
9 Virginia 4:33

Os Bass-Off são Portugueses, oriundos das Caldas da Rainha, e foram os vencedores da edição do Festival Termómetro 2008, o que lhes proporcionou a gravação deste registo editado em cd no início deste ano. Têm a particularidade de serem um trio composto por duas guitarras eléctricas e uma bateria ou seja, não há baixista nesta banda, daí a denominação Bass-Off.
Ohmónimo apresenta uma selecção de nove temas, três são instrumentais, que se enquadram entre os limiares sónicos extremistas, algum noise, e momentos de pura reflexão que aguardam o momento certo para explodir, ou apenas mesmo para introspecção. Neste álbum, o trabalho de vozes não é preponderante reforçando-se antes a estrutura instrumental das guitarras de Né e Rui Filipe que é muito coesa, bastante preenchida e possante, e também muito rica em dinâmicas e efeitos. A Bateria de Nuno Oliveira é um excelente complemento do trio enriquecendo bastante a parte rítmica.
Num breve apanhado: "That Dead Song", um instrumental, introduz-nos timidamente no cd e de seguida "Whatever" revela-se o momento mais "pop" do álbum. "Playing God" é uma faixa inteligente, "Cellar Door" é um instrumental arrebatador e "Trumpets" é uma versão invulgar de uma música original dos Waterboys. "Sunrise" é emocional, "Nova Nova" é de eleição, "God Loves What He Hates" provoca, e o registo encerra da melhor forma com "Virginia", um criativo instrumental que vai crescendo de força até ao êxtase.
Um pormenor a ter em conta, este álbum é para ouvir bem alto.

texto revisto em Junho, 2022

Sem comentários: