quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Macalla - CLANNAD


Side A
1 Caislean Õir 2:06
2 The Wild Cry 4:41
3 Closer to Your Heart 3:29
4 In a Lifetime 3:08
5 Almost Seems (Too Late to Turn) 4:51
Side B
1 Indoor 3:53
2 Buachaill on Eirne (Traditional) 3:08
3 Blackstairs 4:15
4 Journey's End 2:42
5 Northern Skyline 4:58

Este album dos Clannad, editado em 1985, é uma pequena pérola no reino da música Pop/Folk. Tendo a Irlanda como berço os Clannad vivem, e respiram, a tradição Celta fundido-a com uma Pop inteligente e cuidada. É com paixão que se ouve, e sente, o som deste trabalho agraciado pela voz doce de Máire Brennan, e com mais intensidade se ouve o tema "In A Lifetime" que Máire partilha com Bono Vox, dos U2. É um tema lindíssimo que ainda hoje o sinto como um dos trabalhos em que Bono mais se entregou de corpo e alma e nos oferece uma sentida interpretação. Foi precisamente este tema que me levou, na altura, a comprar este album e daí a tomar contacto com os Clannad. Outro convidado por aqui a referir é o Saxofonista Britânico, Mel Collins que vai emprestando o seu fôlego ao longo do album.
Temas mais Pop, muito interessantes, como "The Wild Cry", "Closer To Your Heart", ou "Indoor" fundem-se com peças mais tradicionais como o coral "Caislean Õir", a adaptação de "Buachaill On Eirne" ou o festivo "Journey's End". "Almost Seems (To Late To Turn)" é uma bonita balada, de referência obrigatória, que encerra o lado A deste registo.
É toda esta fusão que torna a descoberta deste album mais apaixonada por um género único que vive da localização geográfica e da história cultural de um povo com sentimentos profundos. Não se consegue ficar insensível perante um trabalho destes.

Sem comentários: