quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Out Of The Cool - GIL EVANS


1 La Nevada 15:37
2 Where Flamingos Fly (Brooks, Courlander, Thea) 5:14
3 Bilbao Song (Brecht, Weill) 4:13
4 Stratusphunk (Russell) 8:04
5 Sunken Treasure 4:16
6 Sister Sadie (Silver) 6:57

Esta é a primeira edição em Cd, completa, deste trabalho original de 1960. Completa porque integra a faixa, "Sister Sadie", escrita por Horace Silver, que só apareceu na edição em vynil de 1978 e pertence à mesma sessão de trabalho.
A Gil Evans Orchestra presenteia-nos com um som agradável, inteligentemente elaborado por esse grande músico que era Gil Evans. De forma discreta e simples, sem grandes virtuosismos ou grandes nomes, aqui toca-se pelo prazer de tocar e o ouvinte sente a música fluir naturalmente à sua volta. A longa faixa "La Nevada" será o maior exemplo dessa sensação na medida em que a música nos é introduzida docemente e vai subindo de tom à medida que os músicos vão entrando e os solos vão fluindo, Tony Studd, em Trombone-Baixo, é bastante cativante.
Este album foi gravado 10 meses depois da conclusão das gravações de Sketches Of Spain com Miles Davis e talvez por isso se note a originalidade da obra. Não soa a Big Band, nem se limita a interpretar Standards, ao invés Evans criou uma sonoridade própria que se evidencia por renunciar ao som mais natural que uma orquestra de Jazz poderia simplesmente apresentar. O tema que mais facilmente se enquadraria numa orquestra de Jazz típica seria o tema original de Horace Silver.
Muito interessante a faixa "Stratusphunk", escrita por George Russell, e que muito bem se enquadra na forma de escrever música de Gil Evans. É um tema que soa moderno e que tendo o Jazz como referência consegue ser mais qualquer coisa fora do âmbito. "Where Flamingos Fly" e "Bilbao Song" são tambem temas a merecer destaque pela forma sóbria como são executados.
Ray Crawford na Guitarra Eléctrica merece uma menção pelo seu fraseado tão limpo e definido e de boa execução, e um novato Ron Carter, no Contra-Baixo, começa já por aqui a dar nas vistas.
Fora do "Cool" mas já no futuro.

Sem comentários: