sábado, 27 de dezembro de 2008

(Lança Perfume) - RITA LEE


Side A
1 Lança Perfume 5:15
2 Bem-Me-Quer 4:19
3 Baila Comigo 5:30
4 Shangrilá 2:53
Side B
1 Caso Sério 5:31
2 Nem Luxo Nem Lixo 5:05
3 João Ninguém 3:38
4 Ôrra Meu! 3:56

Para começar não gosto da qualidade sonora deste vinil no entanto aprecio o trabalho mais cuidado que parece ter havido em torno deste álbum de 1980. A parceria com o companheiro Roberto de Carvalho era aqui exposta pela segunda vez e a dupla ia-se revelando frutífera, a troca das guitarras eléctricas pelos teclados evidencia desde logo novas ideias. Os temas deste álbum denotam maturidade, provavelmente relacionada com o nascimento do primeiro filho.
O registo é bastante equilibrado, sustentado por temas bem arranjados e mantendo uma linha coerente em que a música ganha estabilidade. Tanto os êxitos, "Lança Perfume" e " Baila Comigo", como "Bem-Me-Quer", "Caso Sério" ou "Nem Luxo Nem Lixo" formam um núcleo que se enquadra perfeitamente numa sonoridade pop mais adulta.
"Shangrilá" é um tema em versão acústica que Rita Lee recupera do seu passado, "João Ninguém" é a habitual passagem pelo reggae e no final do álbum Rita extravasa toda a sua contenção com a desbunda rockeira de "Órra Meu!".
Nos créditos finais Rita refere-se ao louco Inverno de 1980 em que as gravações decorreram, no entanto estamos perante um trabalho bastante sóbrio e de qualidade.

Sem comentários: