quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

A Jazzy Way - MARIA ANADON featuring FIVE PLAY


1 Old Devil Moon (E.Y. Harburg/B. Lane)   3:46
2 I Don't Know What Time It Was (L. Hart/R. Rodgers)   4:40
3 Confirmation (S. Jordan/C. Parker)   3:33
4 Comes Love (Sam H. Step/C. Tobias/L. Brown)   4:13
5 My One And Only Love (R. Mellin/G. Wood)   6:17
6 Stolen Moments (M. Murphy/O. Nelson)   4:21
7 Black Coffee (Paul F. Webster/S. Burke)   3:36
8 Devil May Care (T. Kirkley/B. Dorough)   2:51
9 Wouldn't It Be Loverly (Alan J. Lerner/F. Loewe)   3:50
10 You Don't Know What Love Is (D. Raye/Gene de Paul)   4:53
11 I'm Old Fashioned (J. Mercer/J. Kern)   2:57
12 Tenderly (J. Lawrence/W. Gross)   5:10
13 The Best Is Yet To Come (C. Leigh/Cy Coleman)   4:04
14 One Note Samba (J. Hendricks/António C. Jobim/N. Mendonça)   1:29

A baterista norte-americana Sherrie Maricle lidera a orquestra de jazz Diva, totalmente composta por elementos femininos, a partir da qual criou o quinteto Five Play, em 1999, em que a formação tem por base a secção rítmica da orquestra - Sherrie Maricle, na bateria, Noriko Ueda, no contrabaixo, e Tomoko Ohno, no piano - a que se juntam depois dois solistas - Jami Dauber, no trompete, e Janelle Reichman, no sax-tenor e no clarinete. Para este registo de 2006, intitulado 'A JazzyWay', o quinteto reformulou-se numa nova versão, denominada Five Play's Women of the World, em que os dois solistas foram "substituídos" pela Israelita Anat Cohen, em sax-tenor e clarinete, e pela cantora Portuguesa Maria Anadon.

O início do percurso discográfico de Maria Anadon pelos meandros do jazz português deu-se em 1995 com a edição do álbum 'Why Jazz?', gravado em Paço D'Arcos com suporte do quarteto feminino norte-americano Unpredictable Nature, que consistia na primeira pequena formação saída da estrutura da Diva Jazz Orchestra, onde já pontuava a baterista Sherrie Maricle. Onze anos depois, Anadon e Maricle reencontraram-se para a gravação de um novo álbum mas desta vez em terras norte-americanas, com passagem obrigatória por Nova Iorque, onde o caminho do jazz se fez sob a essência das lendas e onde Maria Anadon se sentiu dentro do sonho.

Obra de gabarito - muito deliciosa, segura, tranquila e persuasiva - em que Maria Anadon e as Five Play demonstram ter swing e jazz, muito jazz, para agarrar um repertório estritamente dominado por música norte-americana, e um ligeiro piscar de olho, mesmo para terminar, à música de expressão portuguesa com uma passagem rápida pela obra de António Carlos Jobim para Maria Anadon dar um ar da sua graça na sua língua materna. 

O registo desenvolve-se entre a decente interpretação de Maria Anadon e as notáveis intervenções de Anat Cohen, com o distinto apoio de uma atenta e desembaraçada secção rítmica que se move na firmeza de uma execução experiente e muito segura, garantido assim a autenticidade deste trabalho. O resultado final conclui-se como uma obra exemplar e dignificante que fica registada como o terceiro trabalho a solo de Maria Anadon.

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