Lado A
1 Love's In Need Of Love Today (S. Wonder) 7:05
2 Have A Talk With God (S. Wonder/C. Hardaway) 2:42
3 Village Ghetto Land (S. Wonder/S. Byrd) 3:25
4 Contusion (S. Wonder) 3:45
5 Sir Duke (S. Wonder) 3:52
Lado B
1 I Wish (S. Wonder) 4:12
2 Knocks Me Off My Feet (S. Wonder) 3:35
3 Pastime Paradise (S. Wonder) 3:20
4 Summer Soft (S. Wonder) 4:16
5 Ordinary Pain (S. Wonder) 6:22
O cidadão norte-americano Stevland Morris manifesta um eterno agradecimento ao seu alter ego, Stevie Wonder, por este lhe ter aberto as portas do mundo artístico e assim lhe ter proporcionado a oportunidade de expressar os seus próprios sentimentos através de música. Uma enorme gratidão, que em 1976 mostrou estar em perfeita sintonia com a vida através de uma dupla edição em vinil sob o título "Songs In The Key Of Life".
Fruto de um manancial de produção musical incrível, terão sido gravadas perto de duas centenas de canções, o que levou a que houvessem consequentes adiamentos para a edição deste álbum devido a haver sempre música nova para incluir no alinhamento, ao ponto da edição final deste duplo registo incluir ainda um EP extra com mais quatro músicas - no entanto, a edição que este escriba adquiriu, no mercado dos discos usados, já não tinha o EP pelo que o mesmo não irá constar destes registos.
É uma obra relevante e uma autêntica celebração de vida, que se complementa por uma atitude positiva e uma alegria contagiante. Espontâneo, espiritual, profícuo e sincero, Stevie Wonder revela uma grande afeição humana pelo próximo e uma enorme devoção de fé nas suas crenças. Impulsionado pela firmeza dos valores em que acredita, emprega o talento de uma liberdade artística total para criar música que cativa, entusiasma e emociona, pessoas de todos os credos, raças e cores.
Neste primeiro registo, desta dupla edição, Stevie Wonder começa por aparecer sozinho na execução das três primeiras músicas; em que representa um mensageiro que proclama a urgência em usar o amor para alcançar a harmonia entre todos através da moderada pop/soul de "Love's In Need Of Love Today", explora a sua devoção pelos sintetizadores no contraste espiritual de "Have A Talk With God" e aplica as cordas sintetizadas para dar um toque classicista a "Village Ghetto Land". Reaparece sozinho para a interpretação de "Knocks Me Off My Feet", em nova abordagem pop/soul moderado. Estas quatro faixas possibilitam ouvir Stevie Wonder na execução total dos instrumentos que domina, das teclas à bateria.
O alinhamento conta com a adição de uma formação completa para três músicas, que sobressaem pela sua vivacidade. O primeiro sinal dessa prestação dá-se com "Contusion", um instrumental intenso e complexo, que por momentos faz pensar se nos teremos enganado no disco. Uma excitante torrente de jazz/rock a lembrar, e muito, a energia da Mahavishnu Orchestra de John McLaughlin. O aroma do jazz mantém-se na incontornável "Sir Duke", simpático tributo a Duke Ellington, que ficou marcada pelo cativante arranjo para os sopros e ainda se sente algum deste fulgor no balanço funky de "I Wish".
Nas três músicas que encerram este primeiro disco, Stevie Wonder volta a assumir sozinho grande parte da execução musical, apenas recorrendo a pontuais participações para instrumentos fulcrais. Na celestial "Pastime Paradise", que em 1995 seria exemplarmente recuperada pelo rapper norte-americano Coolio como "Gangsta's Paradise", conta com uma inclusão coral e alguma percussão. Para uma nova abordagem pop/soul com "Summer Soft", o orgão vem de Ronnie Foster e a guitarra ritmo pertence a Ben Bridges. "Ordinary Pain" é uma espécie de pop/soul progressiva que evolui para uma estrutura mais aguerrida sob a forte vocalização de Shirley Brewer, o sax alto de Hank Redd e a guitarra elétrica de Michael Sembello.
O șegundo disco, da edição, vem a seguir ...
Sem comentários:
Enviar um comentário