1 DORITA / The Spirit (L. Reed) 1:07
2 WHAT'S GOOD / The Thesis (L. Reed) 3:22
3 POWER AND GLORY / The Situation (L. Reed/M. Rathke) 4:23
4 MAGICIAN / Internally (L. Reed) 6:23
5 SWORD OF DAMOCLES / Externally (L. Reed) 3:42
6 GOODBY MASS / In A Chapel Bodily Termination (L. Reed) 4:25
7 CREMATION / Ashes To Ashes (L. Reed) 2:54
8 DREAMIN' / Escape (L. Reed/M. Rathke) 5:07
Lado B
1 NO CHANCE / Regret (L. Reed) 3:15
2 WARRIOR KING / Revenge (L. Reed) 4:27
3 HARRY'S CIRCUMCISION / Reverie Gone Astray (L. Reed) 5:28
4 GASSED AND STOKED / Loss (L. Reed/M. Rathke) 4:18
5 POWER AND GLORY PART II/ Magic.Transformation (L. Reed/M. Rathke) 2:57
6 MAGIC AND LOSS / The Summation (L. Reed/M. Rathke) 6:39
Em 1991, Lou Reed extravasava a dor sentida pela recente perda de dois amigos muito próximos, que faleceram de cancro, através da gravação de um novo trabalho original. Gravado em 1991 e só editado em 1992, 'Magic And Loss' é um registo simbólico, uma última homenagem, focado numa memória refletida que percorre os momentos de bravura de uma luta inglória mas persistente, com animosidade suficiente para aguentar até ao fim.
É, em certa medida, um álbum triste, mas é também musicalmente atrativo, entusiástico e envolvente. O registo obedece à natureza rítmica das guitarras, numa fluência de riffs e fraseados vitais, que conduzem o álbum através de várias dinâmicas, alimentadas pelo puro magnetismo de canções sólidas e pela profunda ambiência de alguns momentos mais sensíveis. O registo carateriza-se ainda por uma temática dúbia, nos títulos, entre a expectativa da magia e a inevitabilidade da realidade (perda).
Esta é uma época em que Lou Reed se apresenta revigorado, mais calmo e atento, mais consciente do mundo que o rodeia. A nível musical, mostra-se seguro, criativo, eloquente e aberto a novos conteúdos. O álbum foi gravado no habitual formato rock com duas guitarras elétricas, baixo e bateria, mas há dois pormenores que marcam distintivamente o seu efeito no registo - o guitarrista Mike Rathke, que partilha o trabalho de produção e a co-autoria, para algumas músicas, com Lou Reed, utiliza em alguns momentos uma guitarra Casio, instrumento responsável pela ambiência sintetizada em: "Sword of Damocles", "Dreamin'", "Harry's Circumcision" e na faixa homónima "Magic and Loss". Rob Wasserman gravou com um contrabaixo elétrico Clevinger de 6 cordas, instrumento híbrido que combina as tonalidades do baixo elétrico, do baixo fretless e do contrabaixo, o que permite uma versatilidade tímbrica incrível das tonalidades do baixo ao longo de todo o registo.
É uma obra musical exímia, honesta e esclarecedora, evidenciada por uma harmonia incrível resultante de uma completa interação das canções com a seca vivacidade das guitarras, num lamento inspirado e libertador, impulsionado por uma lírica expressiva, real e sincera, que prende, cativa e surpreende, pela sua genuinidade.
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