quinta-feira, 18 de abril de 2024

Music For The Masses - DEPECHE MODE


1 Never Let Me Down Again (M. L. Gore)   4:47
2 The Things You Said (M. L. Gore)   3:55
3 Strangelove (M. L. Gore)   4:55
4 Sacred (M. L. Gore)   4:42
5 Little 15 (M. L. Gore)   4:14   
6 Behind The Wheel (M. L. Gore)   5:17
7 I Want You Now (M. L. Gore)   3:44
8 To Have And To Hold (M. L. Gore)   2:50
9 Nothing (M. L. Gore)   4:12
10 Pimpf (M. L. Gore)   4:56
     Bonus Tracks
11 Agent Orange (M. L. Gore)   5:04
12 Never Let Me Down Again (Aggro Mix) (M. L. Gore)   4:54
13 To Have And To Hold (Spanish Taster(M. L. Gore)   2:34
14 Pleasure, Little Treasure (Glitter Mix) (M. L. Gore)   5:36

Os tons negros que complementam a sonoridade eletro-pop dos britânicos Depeche Mode contribuem para a autonomia e firmeza da sua imagem. A banda evoluiu categoricamente através de uma plenitude sombria, conseguindo afirmar-se aos poucos com uma postura transgressiva e ditatorial até alcançar a grandiosidade dos grandes atos. 'Black Celebration', editado em 1986, aproximava-se bastante deste patamar mas o requinte chegaria no ano seguinte.

Em 1987, com um título subtilmente previdente, 'Music For The Masses' abria definitivamente as portas do mundo aos Depeche Mode. Esta é uma obra urgente e decisiva no percurso da banda, que confirma todo o potencial de uma vertente eletrónica bem poderosa, maquinalmente envolvente, em que a notabilidade de uma dinâmica pop sombria, séria, rica e inteligente, é estimulada pela química fatal de canções contagiantes e imbuídas de um forte caráter estético que se move entre a herança do ritmo industrial e a simplicidade harmónica da música pop.

Singles fortíssimos e icónicos como "Never Let Me Down Again", "Strangelove" e "Behind The Wheel", captam as principais atenções para a notável habilidade da construção musical do registo, sob a habitual estrutura maioritariamente composta por sintetizadores. No entanto, o álbum floresce também na sentida desilusão de "The Things You Said", no território sagrado da dogmática "Sacred", na sobriedade do classicismo artificial de "Little 15", no intrépido arranjo vocal para "I Want You Now", na brevidade declamatória de "To Have And To Hold", no vigoroso impulso rítmico de "Nothing" e na denunciada herança industrial, bem vincada, no instrumental "Pimpf".

A edição em CD contém quatro faixas extra, todas pertencentes às mesmas sessões de gravação deste registo; o instrumental "Agent Orange", editado apenas como lado B do single "Strangelove", nova mistura para "Never Lee Me Down Again" e "To Have And To Hold", e também uma nova mistura para "Pleasure, Little Treasure", que foi originalmente editada como lado B do single "Never Lee Me Down Again".

Sem comentários: