quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Odelay - BECK


1 Devils Haircut (B. Hansen/Simpson/King)   3:13
2 Hotwax (B. Hansen/Simpson/King)   3:52
3 Lord Only Knows (B. Hansen)   4:14
4 The New Pollution (B. Hansen/Simpson/King)   3:39
5 Derelict (B. Hansen/Simpson/King)   4:11
6 Novacane (B. Hansen/Simpson/King)   4:38
7 Jack-Ass (B. Hansen/Simpson/King)   4:00
8 Where It's At (B. Hansen/Simpson/King)   5:25
9 Minus (B. Hansen)   2:32
10 Sissyneck (B. Hansen/Simpson/King)   4:02
11 Readymade (B. Hansen/Simpson/King)   2:43
12 High 5 (Rock The Catskills) (B. Hansen/Simpson/King)   4:10
13 Ramshackle (B. Hansen)   4:49
14 Diskobox (B. Hansen/Simpson/King)   3:35

Editado em 1996, 'Odelay' foi o quinto trabalho de estúdio para o norte-americano Beck Hansen e teve o condão de ser o registo da sua afirmação definitiva. A parceria com o duo de produtores The Dust Brothers - E.Z. Mike (Michael Simpson) e King Gizmo (John King) - foi essencial para o trabalho de composição e de produção do registo cujo resultado final se manifesta como uma obra genial, engenhosa, inteligente, inovadora e, de certa forma, algo ousada.

'Odelay' é como que um álbum de retalhos que funciona como uma inspiradora viagem temporal através de outras épocas e de outros sons, sem largar a realidade da sua posição contemporânea. Uma receita eficaz, assente na multiplicidade de géneros e sonoridades que o passado legou, e muitas que até ignorou, em que através de uma manifesta reciclagem musical, cuidadosamente selecionada e bem enquadrada, surgem agora originalmente revigoradas por um processo de produção musical que se pretende como criativo e no qual se recorre à utilização de samples - curtos trechos de outras músicas, que servem como base/apoio para criar músicas novas - uma técnica com tanto de polémico como de interessante. 

Mas 'Odelay' não vive só de samples. Beck é um músico versátil, capaz de tocar vários tipos de instrumentos e tem até facilidade em trabalhar com instrumentos que não domina, e é mesmo ele quem toca praticamente tudo ao longo do registo. Grande parte das músicas foram primeiro abordadas sob o formato de canção e só depois foram preenchidas com os mais diversos elementos que Beck e os Dust Brothers 'samplaram' da vasta coleção de registos musicais da dupla de produção. Neste alinhamento há apenas três músicas que escaparam ao cunho dos Dust Brothers; a intimidade de "Lord Only Knows", a aspereza punk de "Minus" (demonstrativa do que poderia ser este registo sem a divina colaboração dos Dust Brothers) e a distinta soturnidade acústica de "Ramshackle", em que participa o incontornável contrabaixista jazz Charlie Haden.

Registo inquestionavelmente inventivo que pode ser definido pela integralidade do seu caráter pop/rock em que também predomina essencialmente o hip-hop, havendo ainda espaço para o folk e para o country. Uma airosa combinação de elementos distintos, capazes de surtir um efeito eclético e inovador que resulta bem original.

A faixa "Diskobox" ficou de fora da edição original acabando por ser recuperada nas edições de alguns países como uma faixa extra, sendo esta edição Europeia uma das galardoadas.

Sem comentários: