quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Moon Safari - AIR


1 La Femme D'Argent (J-B Dunckel/N. Godin)   7:08
2 Sexy Boy (J-B Dunckel/N. Godin)   4:57
3 All I Need (B. Hirsch/J-B Dunckel/N. Godin)   4:28
4 Kelly, Watch The Stars! (J-B Dunckel/N. Godin)   3:44
5 Talisman (J-B Dunckel/N. Godin)   4:16
6 Remember (J-J Perrey/J-B Dunckel/N. Godin)   2:34
7 You Make It Easy (B. Hirsch/J-B Dunckel/N. Godin)   4:00
8 Ce Matin La (J-B Dunckel/N. Godin/P. Woodcock)   3:38
9 New Star In The Sky (chanson pour SOLAL) (J-B Dunckel/N. Godin)   5:38
10 Le Voyage De Penelope (J-B Dunckel/N. Godin)   3:10

Admirável registo de estreia para o duo francês Air, editado em 1998, 'Moon Safari' está instalado num patamar situado algures entre a ambiência espacial da ficção científica e a herança da doce simplicidade de canções pop afáveis e cativantes, carregadas de alguma reminiscência vintage. Depois, há também as inebriantes viagens instrumentais que permitem deambular airosamente por paisagens macias e aveludadas que se difundem sob o esplendor cintilante do brilho estelar. Tudo aqui é etéreo e delicado.

Um futuro que já foi ou um passado que retorna ao futuro que não o chegou a ser. O registo não é assim tão complexo mas fica no ar a nítida sensação de se estar perante um futuro já esquecido que os Air conseguem habilmente recuperar através de uma atenta e bem medida imersão temporal. Um registo algo inesperado, numa altura em que as correntes musicais pop/rock tendiam em apontar para sonoridades mais sujas e agressivas, que mostra uma consciência musical distinta, sem vergonha de ir buscar inspiração atrás para criar à frente. No fundo toda a música é cíclica, um digno retorno, e alimenta-se tão naturalmente destas reminiscências para evoluir ou enriquecer.
 
Ao leme destas admiráveis viagens estão Jean-Benoit Dunckel e Nicolas Godin. Dunckel é quem manipula toda a maquinaria que envolve teclas enquanto Godin se divide pelas cordas do baixo e da guitarra, canta, também dá um jeito nas teclas, e percorre uma variedade de pequenos instrumentos que ajudam a encher o fundo sonoro desta fantástica aventura musical em que também participa a norte-americana Beth Hirsch, dona da voz macia e sedutora em "All I Need" e "You Make It Easy". Pop eletrónica de cariz retro bem vincado pela utilização de instrumentos analógicos em que pontua a distinta sonoridade dos sintetizadores Moog e Korg MS20 e outros mais. A evocação de outras épocas da música francesa faz o resto. O futuro dos Air começava a desenhar-se aqui.

Sem comentários: