quinta-feira, 29 de junho de 2023

The Fragile - NINE INCH NAILS - CD02 (Right)


  Right  
1 The Way Out Is Through (T. Reznor/K. Hillebrandt/C. Clouser)   4:16
2 Into The Void (T. Reznor)   4:48
3 Where Is Everybody? (T. Reznor)   5:40
4 The Mark Has Been Made (T. Reznor)   4:43
5 Please (T. Reznor)   3:29
6 Starfuckers, Inc. (T. Reznor/C. Clouser)   4:59
7 Complication (T. Reznor)   2:29
8 I'm Looking Forward To Joining You, Finally (T. Reznor)   4:11
9 The Big Come Down (T. Reznor)   4:12
10 Underneath It All (T. Reznor)   2:43
11 Ripe (With Decay) (T. Reznor)   6:33   

Mantendo uma dinâmica inconstante, intensa e surpreendente, o segundo cd da dupla edição de "The Fragile" recebeu o sub-título 'Right' denotando-o logo como uma provável antítese da sua outra metade. As músicas que compõem 'Right' são mais exigentes e vão um pouco mais além na busca de uma sonoridade que se revela tão pessoal e consciente. Detentor de algum caráter experimentalista, nomeadamente nas faixas instrumentais, o segundo cd não é tão coerente e acessível quanto o primeiro mas é definitivamente mais interessante. 

A disciplina rítmica do álbum assenta na riqueza vibrante do pulsar industrial que regula a progressão ordenada da estrutura musical e estimula a essência da sua vitalidade. A sincronização cadenciada com que Reznor organiza toda a sua música é uma das "imagens" de marca da sua sonoridade e mostra-se aqui bastante criativo em momentos como "Into The Void", "The Mark Has Been Made", "I'm Looking Forward To Joining You, Finally", "The Big Come Down" e "Underneath It All", assim como fundamental em "Please" e "Where Is Everybody?", havendo ainda a particularidade desta última faixa remeter para algum do trabalho do norte-americano Beck.   

"Into The Void" e "Starfuckers, Inc." acabam por ser os momentos mais "convencionais" num percurso turbulento em que várias vias se abrem à medida em que se penetra, bem fundo, no interior da alma deste trabalho. Um trajeto incerto e misterioso que acaba por revelar uma tendência obscura e transcendental ou a pureza insana do estado auto-destrutivo de Trent Reznor em busca de um equilíbrio emocional. Ainda assim, "Starfuckers" é distintamente a faixa mais abrasiva desta edição e contém uma curiosa alusão a ... "You're So Vain" de Carly Simon.

No seu conjunto, "The Fragile" é uma obra preciosa e exemplar na estética musical dos anos 1990. Um álbum portentoso, enigmático e sujo, ou um acumular de ideias definidas e esclarecidas que têm como base a música que já foi feita e a que se poderá fazer ... na mente de Trent Reznor. 

Sem comentários: