terça-feira, 26 de outubro de 2021

New Sensations - LOU REED


Lado A
1 I Love You, Suzanne (L. Reed)   3:15
2 Endlessly Jealous (L. Reed)   3:55
3 My Red Joystick (L. Reed)   3:36
4 Turn To Me (L. Reed)   4:21
5 New Sensations (L. Reed)   5:45
Lado B
1 Doin' The Things That We Want To (L. Reed)   3:54
2 What Becomes A Legend Most (L. Reed)   3:35
3 Fly Into The Sun (L. Reed)   3:04
4 My Friend George (L. Reed)   3:54
5 High In The City (L. Reed)   3:25
6 Down At The Arcade (L. Reed)   3:40

A excessividade com que os anos 70 foram vividos por muitos dos grandes artistas rock, e não só, largou esta geração, legítima herdeira das revoluções que varreram o final da década de 60, nuns anos 80 totalmente remodelados. O confronto dava-se agora com uma nova época em que tudo mudou novamente, desde a forma de fazer e ouvir música, à maneira de viver e de pensar, num mundo em constante mudança e cada vez mais informado e mais acelerado.

À semelhança de outros artistas na mesma posição, Lou Reed entrou na década 80 um tanto ou quanto alheio, à procura do seu lugar, mas acabou por perceber que bastava apenas continuar a ser ele próprio porque quando se compra um disco de Lou Reed apenas se pode esperar que seja simplesmente um disco de ... Lou Reed. E há que ter em conta que, seja em que altura for, a voz, o estilo e a forma de tocar de Lou Reed é sempre inconfundível. 

Lou Reed era agora uma "estrela" acomodada que já não habitava nas ruas perigosas de Nova Iorque. Blairstown, New Jersey, era a sua nova morada, onde vivia literalmente numa cabana de uma fazenda onde tinha tempo para se dedicar a outras atividades e a outros vícios. Uma vida renovada, feita de novas sensações, que Lou Reed descreve precisamente em "New Sensations" através de uma prazerosa volta de mota pelas redondezas e o vício dos jogos de video sugerido em "My Red Joystick" e "Down At The Arcade".

Editado em 1984, New Sensations é o terceiro trabalho do que se pode considerar como uma nova fase na carreira de Lou Reed cujo reinício se terá dado com "The Blue Mask" em 1982. O apoio do guitarrista Robert Quine foi fundamental para o arranque deste novo ciclo mas nas vésperas de se iniciarem as gravações de New Sensations, Lou Reed volta a sentir a confiança suficiente para controlar sozinho todo o seu trabalho, desde a produção às guitarras, e em cima da hora dispensou a participação de Quine. 

Longe dos seus tempos de "animal", Lou Reed aproximava-se então de um caminho mais comercial, e por isso mais acessível, mas as canções mantêm o seu cunho. Composições diretas, sem grandes arranjos ou experimentalismo, a estrutura deste trabalho assenta essencialmente nos acordes da guitarra de Lou Reed, apoiado pela admirável prestação do baixista Fernando Saunders, pela pontual harmonia das teclas de Peter Wood e pela confiança do coro que assegura as segundas vozes.

O balanço rock'n roll de "I Love You, Suzanne" foi a principal amostra do álbum, através da forte exposição do seu videoclip na MTV, sucedendo-se o sucesso de um segundo vídeo para "My Red Joystick", ou os anos 80 a funcionarem no seu esplendor visual. A maquinal "New Sensations" destaca-se pela simpatia da harmonia enquanto que "What Becomes A Legend Most" e "High In The City" mostram abordagens diferentes em relação às restantes músicas.

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