terça-feira, 10 de novembro de 2020

Tales From Topographic Oceans - YES - LP02


 
Side A
1 The Ancient: Giants Under The Sun   18:45   
Side B
1 Ritual: Nous Sommes Du Soleil   21:52   

O segundo disco confirma a compleição e plenitude das peças que constituem a totalidade deste trabalho. Uma obra grandiosa que pode ser interpretada como um desafio a que a banda britânica se propôs e uma clara evidência de que o rock progressivo se tinha tornado demasiado grande; a dimensão das peças obrigava a uma arriscada e ambiciosa dupla edição em vinil com apenas quatro músicas. Os Yes não vacilaram perante as limitações do que seria considerado tolerável para uma edição discográfica e foi da melhor forma que concluíram esta obra notável, digna de registo e uma referência para o futuro do género. 
Composições mais complexas, centradas no detalhe dos arranjos da instrumentação, complementam a dinâmica do registo e levam a que Jon Anderson surja agora pontualmente em apenas algumas secções, nomeadamente em "The Ancient", o terceiro movimento (puranas). Uma peça bastante abstrata, muito pormenorizada e arriscada, de teor algo experimentalista, totalmente dominada e moldada pelas investidas elétricas do guitarrista Steve Howe que conclui com uma surpreendente e admirável execução acústica em guitarra clássica. A obra fecha com "Ritual", o quarto andamento (tantras), em jeito de celebração ou de uma afirmação (nous sommes du soleil). É uma peça bastante espiritual, que reforça o caráter concetual que envolve este trabalho, e expressa-se pela satisfação e dinamismo dos vários movimentos que a compõe com relevância para a exultada explosão rítmica que ocupa o início da segunda metade desta composição. 
Curiosidades; este é o primeiro trabalho dos Yes sem o baterista Bill Brufford, pertencente à formação original, que foi substituído por Alan White. A exaustão/desilusão deste tipo de trabalho viria a deixar nova ferida com Rick Wakeman a abandonar os Yes após a conclusão deste álbum para se dedicar ao seu trabalho a solo.

Sem comentários: