domingo, 31 de maio de 2020

Maria Muldaur - MARIA MULDAUR


1 Any Old Time (J.Rodgers)   3:42
2 Midnight At The Oasis   3:47
3 My Tennessee Mountain Home (D.Parton)   3:29
4 I Never Did Sing You A Love Song   2:47
5 The Work Song (K.McGarrigle)   4:02
Don't You Feel My Leg (Don't You Make Me High) (L.Barker/J.M.Williams/D.Barker)   2:45
7 Walkin' One & Only (D.Hicks)   2:45
8 Long Hard Climb (R.Davies)   3:01
9 Three Dollar Bill   3:56
10 Vaudeville Man (W.Waldman)   2:38
11 Mad Mad Me (W.Waldman)   3:12  

Maria D'Amato iniciou a sua atividade discográfica em 1963 como membro integrante da Even Dozen Jug Band passando a integrar, pouco tempo depois, a formação da Jim Kweskin Jug Band, que durou até 1968. Uma fase de revivalismo folk em que Maria explorou os blues e o bluegrass assim como repertório mais antigo, conhecido pela designação appalachian "old timey" music, que remonta às origens norte americanas. Ao longo da sua carreira manteve o interesse na exploração desse vasto repertório que compõe os vários formatos da música de raiz norte americana pelo que não será de estranhar a diversidade de estilos que se podem já encontrar aquando da edição do seu primeiro álbum a solo em 1973, agora com o nome Maria Muldaur. Um trabalho multiforme, assente sobre uma estrutura country acústico, em que géneros variados como dixie, jazz, bluegrass e até o pop/rock saboroso de um single top ten como "Midnight At The Oasis", são enquadrados de forma tão natural na interpretação de cada música. 
"Any Old Time" marca o arranque com uma combinação folk/dixie a que se segue o bem sucedido single atrás mencionado. "My Tennessee Mountain Home" (original de Dolly Parton) e "I Never Did Sing You A Love Song" são as músicas que evidenciam a pureza mais country de todo registo e levam à destreza folk/bluegrass de "Work Song" e ao humor atrevido de "Don't You Feel My Leg". O adequado walking jazz de "Walkin' One & Only" é marcante, conduz à afeição de "Long Hard Climb" e à plena emoção rock'n roll de "Three Dollar Bill", uma contribuição do pianista Mac Rebennack vulgarmente conhecido como Dr. John. O registo fecha com duas músicas de Wendy Waldman, compositora norte americana cujo repertório viria a ser bastante explorado, pelos mais variados géneros musicais, a partir desta exposição. O arranjo folk/dixie para "Vaudeville Man" e a sensibilidade de "Mad Mad Me" encerram um trabalho preenchido com muito boa disposição e algum humor, músicos fantásticos, um naipe de canções funcional e uma interpretação vocal distinta, ingredientes que no final acabam por fazer deste álbum algo muito especial.

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