sábado, 21 de dezembro de 2019

Miles Ahead - MILES DAVIS


1 Springsville (J. Carisi)   3:27
2 The Maids Of Cadiz (L. Delibes)   3:53
3 The Duke (D. Brubeck)   3:35
4 My Ship (I. Gershwin/K. Weill)   4:28
5 Miles Ahead (M. Davis/G. Evans)   3:29
6 Blues For Pablo (G. Evans)   5:18
7 New Rhumba (A. Jamal)   4:37
   Medley:
8 The Meaning Of The Blues (R. Troup/L. Worth)   2:48
9 Lament (J.J. Johnson)   2:15
10 I Don't Wanna Be Kissed (By Anyone But You) (H. Spina/J. Elliot)   3:05
    Bónus Tracks
11 Springsville (J. Carisi) (Remake Take 7)   3:14  
12 Blues For Pablo (G. Evans) (Take 1)   3:28
13 Medley (Rehearsal)   5:08
     The Meaning Of The Blues (R. Troup/L. Worth)
     Lament (J.J. Johnson) 
14 I Don't Wanna Be Kissed (By Anyone But You) (H. Spina/J. Elliot)   3:12

Em 1957 o pianista, compositor e arranjador, Gil Evans e o trompetista Miles Davis juntavam-se finalmente para um trabalho conjunto, movido pelo respeito e admiração que os dois músicos partilhavam mutuamente. Gil Evans pegou em peças de vários compositores e criou os arranjos deste repertório para uma orquestra de dezanove elementos mais Miles Davis, que aqui atua como único solista, e o resultado foi "Miles Ahead". Um trabalho incontornável,  "desenhado" como uma suite em que todas as peças estão unidas pelos notáveis arranjos criados por Gil Evans e que funciona sob uma fusão de classicismo com jazz em que Miles Davis brilha no fliscorne em vez do habitual trompete. O registo é maravilhoso, pleno de harmonia, em que o detalhe dos arranjos é fundamental para o funcionamento do álbum na sua plenitude e investe a orquestra numa dinâmica fluída que permite que a "voz" de Miles Davis sobressaia descontraída e distinta. Esta reedição em cd inclui quatro extras retirados das sessões de gravação e em "Springsville", por exemplo, é possível ouvir uma curta prestação de Wynton Kelly no piano que nunca foi editada para a edição original. Apesar de ser habitualmente referenciado como uma das obras maiores do jazz, Miles Ahead é um registo em que não importa o estilo ou o género mas sim a excelência da sua musicalidade. 

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