terça-feira, 26 de março de 2019

In The Army Now - STATUS QUO


Side A
1 Rollin' Home (J.David)   4:22
2 Calling   4:02
3 In Your Eyes   5:05    
4 Save Me   4:22      
5 In The Army Now (Bolland/Bolland)   4:30
Side B
1 Dreamin'   2:53
2 End Of The Line   4:53   
3 Invitation   3:14
4 Red Sky (J.David)   4:11   
5 Speechless (I.Hunter)   3:39
6 Overdose   5:19      

É um facto que o boogie rock dos britânicos Status Quo nunca foi levado muito a sério mas a segunda metade da década de 80 proporcionou-lhes uma nova oportunidade. Após a participação no benemérito concerto Live Aid em 1985, onde foram a primeira banda a tocar,  e com a edição do álbum "In The Army Now" em 1986, o décimo sétimo em estúdio, os Status Quo renasciam para o rock após três anos confusos que deixavam antever um futuro negro para a banda mas este registo veio mostrar que não era bem assim. O baixista e membro fundador Alan Lencaster abandonou a banda logo após o Live Aid pelo que a dupla de guitarristas/compositores Francis Rossi e Rick Parfitt teve de se reforçar com algum sangue novo, onde pontua o categórico teclista britânico Andy Bown, e contaram ainda com a particularidade de um bom trabalho de produção a cargo de Pip Williams e de co-produção de Dave Edmunds para as músicas "Rollin Home" e "Red Sky". O resultado final manifesta-se num trabalho de qualidade sonora exímia fundamentado numa atualização sonora, sob alguma ligeireza pop, sem fugir muito da estrutura de composição habitual. A isto tudo junta-se o enorme contributo do single homónimo, uma adaptação do original da banda holandesa Bolland & Bolland, que assegurou os tops e abriu o caminho para o lp.  
Enquanto o lado A da edição em vinil soa menos dinâmica é o lado B que acaba por assegurar a estabilidade e consistência do registo. No lado A destaca-se a assiduidade sonora de "Rollin' Home", a curiosa leveza 80's pop de "In Your Eyes" e o já referido single "In The Army Now" enquanto o lado B funciona na perfeição logo desde o início com "Dreamin'", o quarto e último single retirado do registo, o vigor de "End Of The Line", o quase country de "Invitation", a imensidão de "Red Sky", a boa adaptação para "Speechless", original de Ian Hunter, e a pérola "Overdose" a encerrar o registo da melhor forma.

Sem comentários: