segunda-feira, 5 de novembro de 2018
Bridge Over Troubled Water - SIMON AND GARFUNKEL
Side A
1 Bridge Over Troubled Water 4:52
2 El Condor Pasa 3:06
3 Cecilia 2:55
4 Keep The Costumer Satisfied 2:33
5 So Long, Frank Lloyd Wright 3:41
Side B
1 The Boxer 5:08
2 Baby Driver 3:15
3 The Only Living Boy In New York 3:57
4 Why Don't You Write Me 2:45
5 Bye Bye Love (F.Bryant/B.Bryant) 2:55
6 Song For The Asking 1:39
Editado em 1970, Bridge Over Troubled Water foi o sexto álbum oficial da dupla Simon & Garfunkel e um ponto final, não anunciado, na sua carreira. Depois deste trabalho apenas se voltaram a juntar para algumas aparições ao vivo. É um registo ambicioso, unido, como sempre, pela linha acústica e pelo carisma das duas vozes, começando logo por surpreender com um dos inícios mais bonitos que se pode encontrar num álbum em toda a história da música popular. Denotando uma curiosa versatilidade em que praticamente cada música tem um cunho particular que a distingue das restantes, o alinhamento percorre vários ambientes, explorando efeitos e arranjos peculiares, que enriquecem grandemente o registo. Depois do belíssimo arranque de "Bridge Over Troubled Water", Paul Simon interpreta a sua versão para "El Condor Pasa", uma música peruana do século XVIII cujo instrumental foi gravado pelo grupo sul americano Los Incas. O álbum ganha outro ritmo a partir de "Cecilia" através de um andamento animado por uma percussão inventiva, continua balanceado em rock'n roll com "Keep The Customer Satisfied" e acalma com um sugestivo ambiente Bossa Nova para o intimismo de "So Long, Frank Lloyd Wright", que fecha o lado A da edição em vinil. O lado B arranca com The Boxer, de caráter ainda mais acústico mas igualmente inventiva através de um arranjo peculiar que por vezes é interrompido por uma curiosa harmónica baixo e culmina envolto em sintetizadores. A dinâmica rock'n roll retorna ao alinhamento com "Baby Driver", desta vez estimulada por uma vocalização criativa, e depois da belíssima abertura com "Bridge Over Troubled Water" cabe a "The Only Living Boy In New York" o momento mais divino do registo. "Why Don't You Write Me" podia ter integrado, facilmente, o alinhamento do álbum branco dos Beatles, a que se segue "Bye Bye Love" com direito a recriação do caloroso acompanhamento de palmas da audiência tal como acontecia quando o duo tocava este clássico dos Everly Brothers ao vivo. Apesar da tamanha distinção do registo, é de forma singela que Paul Simon encerra este trabalho com "Song For The Asking", uma pequena peça a solo em que apenas utiliza a guitarra acompanhado por um arranjo de cordas.
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