quinta-feira, 30 de junho de 2016

White Sessions - THE BEATLES - CD03


1 Hey Jude (take 7 ?)   0:27
2 St. Louis Blues   0:16
3 Hey Jude (take 8 ?)   1:25
4 Hey Jude (take 9)   5:56
5 Hey Jude (take 10)   5:03
6 Hey Jude (take ?)   0:18
7 St. Louis Blues   1:07
8 Hey Jude (take ?)   6:17
9 Las Vegas Tune   0:15
10 Mother Nature's Son (take 2, RS 95)   3:16
11 Mother Nature's Son (RM 95)   0:15
12 Not Guilty (take 102)   4:26
13 Not Guilty (take 102, RM 1)   4:12
14 Not Guilty (take 102, RS 95)   3:20
15 What's The New Mary Jane (take 2, RM 95)   0:34
16 What's The New Mary Jane (take 4, RS 4)   6:32
17 What's The New Mary Jane (take 4, RS 95)   6:07
18 Rocky Raccoon (take 6, RS 95)   4:10
19 Rocky Raccoon (take 10, RM 95)   0:12
20 Rocky Raccoon (take 10, RM 1)   3:43
21 Yer Blues (edit of takes 16 & 17 and edit piece 1, RM 3)   4:14
22 Mother Nature's Son (take 26, RM 8)   2:56
23 Wild Honey Pie (take 1, RM 6)   1:05
24 Sexy Sadie (take 117, RM 5)   4:06        

Chegados ao terceiro Cd da edição não oficial das White Sessions, as sessões de trabalho para a gravação do famoso White Album dos Beatles em 1968, começamos por acompanhar a evolução de "Hey Jude" que apenas foi editado oficialmente como Single e não entrou no alinhamento do álbum. Para além de momentos de descontração entre os ensaios de onde saem brincadeiras/temas espontânea(o)s como "St. Louis Blues" ou "Las Vegas Tune" há neste Cd dois temas importantes que foram gravados mas não integraram o alinhamento final do White Album; "Not Guilty" é um original de George Harrison ao qual a restante banda não prestou grande atenção. A complexidade do tema, assente em variadas mudanças de andamento, e o seu azedo conteúdo lírico, que atingia Lennon e McCartney, terão sido os principais fatores que levaram à sua exclusão do álbum. O take que aqui aparece foi um dos mais bem conseguidos e demonstra a qualidade do tema, Harrison viria a recuperar esta canção uns anos mais tarde a solo. Depois há o vanguardismo de "What's The New Mary Jane", escrito por Lennon, que demostra ser uma atrevida tentativa daquilo que os Pink Floyd fizeram no seu primeiro álbum e os Rolling Stones se aproximaram bastante em "Their Satanic Majesties Request", experimentalismo psicadélico por muitos associado à ácida experiência de LSD. É uma arriscada peça abstrata, diferente de tudo o que os Beatles tinham feito anteriormente, tal como a "colagem"utilizada em "Revolution 9", e talvez por isso também tenha ficado de fora da edição original ao invès, curiosamente, da mencionada "Revolution 9". Oportunidade ainda para se ouvir alguns dos takes de "Mother Nature's Son" e "Rocky Raccoon" e uma mistura de "Yer Blues".

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