terça-feira, 31 de maio de 2016
Pretzel Logic - STEELY DAN
1 Rikki Don't Lose That Number 4:30
2 Night By Night 3:38
3 Any Major Dude Will Tell You 3:06
4 Barrytown 3:18
5 East St. Louis Toodle-Oo (D. Ellington / B. Miley) 2:46
6 Parker's Band 2:41
7 Through With Buzz 1:31
8 Pretzel Logic 4:29
9 With A Gun 2:15
10 Charlie Freak 2:42
11 Monkey In Your Soul 2:33
Editado em 1974, Pretzel Logic, o terceiro álbum dos Steely Dan, é um álbum de canções curtas e eficazes onde começam por se destacar as referências jazzísticas a Horace Silver (o riff de piano de "Rikki Don't Lose That Number" foi claramente repescado a "Song For My Father"), Duke Ellington (uma belíssima adaptação de "East St. Louis Toodle-Oo") e Charlie Parker (homenageado em "Parker's Band"). Consequentemente é um trabalho eclético, mais arriscado e experimental, na medida em que Donald Fagen e Walter Becker não seguem um caminho linear percorrendo antes variadas vias em que a banda explora outros géneros conseguindo ainda assim manter o cunho caraterístico que define o estilo da banda. Por aqui o Rock continua a ter uma particularidade ímpar colando-se a outros géneros de forma inteligente e primorosa proporcionando temas Rock de invulgar qualidade.
Mantendo ainda a formação inicial da banda, com exceção do vocalista David Palmer que apenas participou no primeiro álbum, começa aqui a ser mais evidente a inclusão de músicos de estúdio realçando-se a presença simultânea de duas baterias em "Parker's Band" (Jim Gordon e Jeff Porcaro) que se conseguem distinguir claramente nos canais panorâmicos à esquerda e à direita resultando numa experiência de som e ritmo muito interessante. Victor Feldman mantêm presença habitual no vibrafone, Michael Omartian aparece ao piano em "Rikki Don't Lose That Number", Chuck Rainey é o baixista em "Any Major Dude", Dean Parks toca banjo em "East St. Louis" entre outras presenças mais. Pretzel Logic mantêm elevado o prestígio da banda dentro dos pârametros exigidos pela dupla perfecionista Fagen / Becker. Neste mesmo ano empreenderiam a sua última digressão ao vivo para posteriormente se dedicarem apenas ao trabalho de estúdio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário