sexta-feira, 13 de maio de 2016

Heavy Weather - WEATHER REPORT


1 Birdland   5:57
2 A Remark You Made   6:51
3 Teen Town   2:51
4 Harlequin   3:59
5 Rumba Mama   2:11
6 Palladium   4:46
7 The Juggler   5:03
8 Havona   6:01

É inevitável falar-se de Heavy Weather sem mencionar o nome de Jaco Pastorius. São vários os fatores que terão contribuído para o grande sucesso do álbum em 1977, como o tema Birdland que se tornou num clássico incontornável, mas a influência da presença de Jaco Pastorius sente-se por todo o registo desde a música à produção final. Longe de ser um trabalho comercial, a moderna e experimental fusão Jazz/Rock dos Weather Report atingia aqui uma dimensão divina com Heavey Weather a ficar para a história como o álbum da banda que mais vendeu e mais prémios conquistou. A tudo isto não será certamente alheia a jovial presença de Jaco Pastorius como o novo baixista da banda apesar de já ter participado em dois temas do álbum anterior, Black Market, sendo Heavy Weather na realidade o seu primeiro trabalho com os Weather Report em que participa do princípio ao fim. 
O registo contêm sete temas trabalhados em estúdio e um captado ao vivo, Rumba Mama é um entusiástico momento com Alex Acuña e Manolo Badrena a darem show de percussão no festival Jazz de Montreux. É também notável neste registo a invulgar prestação de Alex Acuña como baterista, impulsionado e estimulado pelo pujança rítmica de Pastorius. 
Joe Zawinul percebeu em Pastorius a oportunidade de dar novo fulgor aos Weather Report e este registo, assim como os seguintes, prova(m) que o chefe não se enganou.

Sem comentários: