sexta-feira, 26 de junho de 2015

Beyond The Missouri Sky (Short Stories) by CHARLIE HADEN & PAT METHENY

1 Waltz For Ruth 
   (C. Haden)   4:28
2 Our Spanish Love Song 
   (C. Haden)   5:40
3 Message To A Friend 
   (P. Metheny)   6:13
4 Two For The Road 
   (H. Mancini/L. Bricusse)   5:16
5 First Song (for Ruth) 
   (C. Haden)   6:37
6 The Moon Is A Harsh Mistress 
   (J. Webb)   4:05
7 The Precious Jewel (in memory of my father Carl E. Haden) 
   (R. Acuff)   3:47
8 He's Gone Away (in memory of my mother Virginia Day Haden) 
   (Traditional)   4:18
9 The Moon Song 
   (J. Mandel)   6:56
10 Tears Of Rain 
   (P. Metheny)   5:30
11 Cinema Paradiso (love theme) 
   (A. Morricone)   3:35
12 Cinema Paradiso (main theme)
   (E. Morricone)   4:24
13 Spiritual 
   (J. Haden)   8:22          

Beyond The Missouri Sky é um trabalho de amizade e sentimentos. Vive de memórias, recordações, saudade e um grande respeito e admiração mútuo entre dois músicos, dois amigos, que partilham a região onde cresceram e de onde saíram um dia para o mundo ultrapassando os limites dessa zona comum. Após se terem cruzado algumas vezes em digressão em variadas situações, tendo inclusive trabalhado juntos noutras sessões, ficou sempre em aberto a oportunidade de um dia gravarem apenas como duo e o ano de 1996 proporcionou então a oportunidade aos dois músicos para trabalharem juntos, gravar e editar este belo registo intitulado "Beyond The Missouri Sky". 
Charlie Haden apenas com o seu Contrabaixo e Pat Metheny nas Guitarras Acústicas e demais instrumentos que aparecem no album, trabalharam sobre treze temas fantásticos num registo e formação que à partida parece limitado, o próprio Charlie Haden temia isso, mas a excelência e capacidade de improviso destes dois elementos não tem limites e o duo consegue transmitir dinamismo e harmonia aos temas escolhidos. O critério de escolha de repertório assentou simplesmente na ideia de encontrarem bonitas melodias e estruturas musicais que os tenham inspirado e o registo demonstra o quanto esse conceito foi bem aplicado através das belíssimas interpretações de "Two For The Road" de Henry Mancini, "The Moon Is A Harsh Mistress" de Jim Webb e duas peças fundamentais da banda sonora do igualmente belíssimo filme Cinema Paraíso, estes estão entre os pontos mais altos do Cd mas não nos podemos esquecer ainda de "Our Spanish Love Song" de Charlie Haden, "The Moon Song" de Johnny Mandel ou "Spiritual" originalmente escrito por Josh Haden, filho de Charlie Haden, para o seu grupo Spain. 
Beyond The Missouri Sky não é um álbum de sonho na medida em que é real e para nosso gáudio existe mesmo. Na mesma proporção os dois músicos sonharam um dia puder expandir as suas qualidades para além da sua terra e concretizaram esse sonho tornando-se figuras incontornáveis na historia da musica Norte-Americana e até mundial.    

Sem comentários: