domingo, 23 de novembro de 2014

Music From And Inspired By The Motion Picture DEAD MAN WALKING


1 Dead Man Walkin' - Bruce Springsteen   2:43
2 In Your Mind - Johnny Cash   4:14
3 Woman On The Tier (I'll See You Through) - Suzanne Vega   2:25
4 Promises - Lyle Lovett   3:03
5 The Face Of Love - Nusrat Fateh Ali Khan w/ Eddie Vedder   5:39
6 The Fall Of Troy - Tom Waits   2:59
7 Quality Of Mercy - Michelle Shocked   3:38
8 Dead Man Walking (A Dream Like This) - Mary Chapin Carpenter   3:34
9 Walk Away - Tom Waits   2:43
10 Ellis Unit One - Steve Earl   4:39
11 Walkin Blind - Patti Smith   4:39
12 The Long Road - Eddie Vedder w/ Nusrat Fateh Ali Khan   5:31

Antes de uma banda sonora para acompanhar o filme, o realizador Tim Robbins pretendia contadores de histórias. Contadores de histórias que fossem verdadeiros, que fossem autores influentes (na carreira de Tim Robbins), e que escrevessem músicas honestas, sinceras e vividas acerca da realidade da vida; as suas agruras, os dissabores mas também acerca de rendição e do amor à vida. É a partir deste ideal que surge este Cd com este fantástico naipe de músicos. 
Musicalmente são sets acústicos onde predomina o Folk Norte-Americano apenas contraposto pela presença em dois temas do músico Paquistanês Nusrat Fateh Ali Khan com Eddie Vedder, de forma a expor a universalidade temática do filme. Suzanne Vega também foge um bocado à regra contornando a temática acústica apostando em Loops eletrónicos para a Bateria e Tom Waits é igual a ele próprio dentro do seu estilo habitual. De referir ainda as presenças de Ry Cooder, como Produtor e Guitarrista em alguns temas, e Tom Verlaine a acompanhar Patti Smith, na Guitarra.
Todos estes artistas foram convidados a escrever uma música mediante a apresentação de um primeiro argumento/esboço do filme sendo que no final apenas alguns dos temas aparecem realmente no filme cujo banda sonora original foi escrita por David Robbins, daí a origem do sub-título deste Cd "Music From And Inspired By The Motion Picture...". Existe ainda uma edição alternativa intitulada "Dead Man Walking: The Score" feita com os temas de David Robbins e interpretação de Nusrat Fateh Ali Khan e onde aparecem versões mais longas dos temas deste com Eddie Vedder. 

Sem comentários: