quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Soundtrack From The Film More - PINK FLOYD


Side A
1 Cirrus Minor   5:07
2 The Nile Song   3:22
3 Crying Song   3:26
4 Up The Khyber   2:07
5 Green Is The Colour   2:54
6 Cymbaline   4:43
7 Party Sequence   1:06     
Side B
1 Main Theme   5:23
2 Ibiza Bar   3:14
3 More Blues   2:10
4 Quicksilver   7:06
5 A Spanish Piece   1:00
6 Dramatic Theme   2:13

Como fã confesso dos dois primeiros álbuns dos Pink Floyd o realizador francês Barbet Schroeder contratou-os pessoalmente para criarem a banda sonora do seu filme More em 1969, que veio a tornar-se oficialmente no terceiro álbum da banda Britânica. Apesar da EMI autorizar os Pink Floyd a gravar este registo, uma vez que o projeto era externo à EMI, não foram autorizados a utilizar, como habitualmente, os estúdios Abbey Road tendo por isso de alugar os estúdios Pye onde escreveram e gravaram este trabalho nuns frenéticos nove dias. 
Schroeder apenas pediu à banda para criar música espontânea que se inserisse no filme de forma natural, por outras palavras que fossem apenas os próprios Pink Floyd a criar algo seu. Como tal a banda esteve nove dias em estúdio a escrever e a gravar o álbum sem seguir o processo habitual de gravação de uma banda sonora que seria a visualização das imagens do filme e criar a música e o ambiente para as cenas. A ideia de Schroeder era unicamente que as músicas surgissem no filme em cenas em que os atores estão simplesmente a ouvir música de uma aparelhagem, de um radio ou de uma televisão. Pode-se então afirmar que More acabou por servir como um exercício, ou teste, de ideias para futuros trabalhos da banda.
Entre os treze temas do álbum encontram-se momentos únicos da banda e há diferenças notórias entre os dois lados do vinil. O lado A, praticamente composto por Roger Waters, foca-se numa vertente de canções mais acústicas mas tem momentos como "The Nile Song" em que os Pink Floyd soam mais Rock que nunca, completamente gritantes e com Nick Mason mais solto que o habitual. Em "Up The Khyber" Nick Mason e Rick Wright praticam uma espécie de Jazz Psicadélico. O lado B é assinado pela banda na totalidade, com exceção para o apontamento "A Spanish Piece" assinado por Gilmour, e está preenchido na sua maioria com peças/exercícios experimentais em formato instrumental em que apenas "Ibiza Bar", muito semelhante a "The Nile Song", é uma exceção à regra. 
Para além de servir de banda sonora "More" é mesmo um álbum dos Pink Floyd facilmente inserido na integralidade psicadélica/experimental que a banda tão bem explorou em inícios de carreira.   

Sem comentários: