quarta-feira, 27 de agosto de 2014

The Modern Lovers - THE MODERN LOVERS


1 Roadrunner   4:05
2 Astral Plane   3:00
3 Old World   4:03
4 Pablo Picasso   4:21
5 I'm Straight   4:18
6 Dignified And Old   2:29
7 She Cracked   2:56
8 Hospital   5:35
9 Someone I Care About   3:39
10 Girl Friend   3:54
11 Modern World   3:43
12 Government Center   2:03

Na realidade, os norte-americanos Modern Lovers nunca chegaram a editar um album. Esta edição de 1976 tem como base as músicas que a banda gravou com John Cale em 1973 tendo o grupo extinguindo-se em 1974, o que originou algum culto em redor da banda que pouco durou mas mesmo assim deixou um importante e influente registo da sua curta existência. 
Liderados pela ímpar figura de Jonathan Richman, os Modern Lovers eram uma banda de estrelas sem ainda o serem pois para além do Baixista Ernie Brooks daqui sairia o Teclista Jerry Harrison para os Talking Heads e o Baterista David Robinson para os The Cars e este album acabaria por ganhar, ao longo dos anos, o estatuto de elo perdido entre a sonoridade Indie dos Velvet Underground e o movimento Punk que estava prestes a explodir aquando da edição deste trabalho, o que lhes valeu o epíteto de Proto-Punk. Notável que em inícios dos anos setenta este album prenuncie algum do som que viria a dominar o final dessa mesma década, principalmente no que diz respeito ao underground nova-iorquino. 
Richman era realmente obcecado pela banda de Lou Reed e John Cale não sendo por isso de estranhar a presença de Cale como produtor da banda e do facto do trabalho soar algures entre os Velvet Underground e os Stooges com um pouco de orgão "à la Ray Manzarek" dos Doors. Entre os temas, "Roadrunner" viria a ser vítima de uma versão pelos Sex Pistols e John  Cale levou emprestado "Pablo Picasso", que David Bowie também se encarregaria de adoptar em 2003.  

Sem comentários: