quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dream Teams - PAT METHENY W/ SONNY ROLLINS & W/ HIS TRIO - CD02


1  Broadway Blues (O.Coleman)   15:38
2  The Good Life (O.Coleman)   10:37
3  James (P.Metheny)   6:49
4  The Calling (Pat Metheny)   16:58
5  Lonely Woman (H.Silver)   6:41

No segundo Cd deste Bootleg (edição não oficial) encontramos Pat Metheny em Trio com Charlie Haden no Contrabaixo e Billy Higgins na Bateria, uma das antigas secções rítmicas de Ornette Coleman. Esta mesma secção rítmica gravou também com Pat Metheny, em 1984, numa sessão de que resultou o album "Rejoicing" e onde estão incluídos três temas originalmente escritos por Ornette Coleman. Neste concerto captado em Ravenna, Itália, em 1986, retoma-se precisamente o espírito desse album em que a referência a Ornette Coleman é não só obrigatória mas comum aos três elementos.
Pat Metheny aparece aqui integrado num Trio em que é o elemento mais novo, ao lado de duas respeitadas figuras do Jazz, e num contexto muito diferente do seu habitual grupo. Metheny utiliza o habitual som de Guitarra Sintetizada naturalmente enquadrado no repertório e recordando mesmo, por vezes, a sonoridade do mestre Coleman. Perfeitamente entrosados, ou não tivessem gravado um album antes, os músicos desfilam descontraidamente pelo alinhamento num concerto em que o Jazz brilha nas mãos destes homens. 
Nos primeiros dois temas, originais de Ornette Coleman, a banda explora os terrenos do velho mestre e em "James", original de Metheny, descontrai para uma sonoridade mais límpida. Depois, "The Calling" é uma peça bastante experimental de Metheny gravada para "Rejoicing" e aqui a banda adapta-se ao ambiente gritante criado pela Guitarra Sintetizada e insere-se naturalmente no ambiente pretendido num momento menos convencional do concerto. "Lonely Woman" expressa-se na tradicional ternura a que este tema nos habituou.
A qualidade da gravação não é boa mas consegue ouvir-se distintamente toda a formação e dá perfeitamente para entender de forma satisfatória os dois concertos.

Sem comentários: