sábado, 24 de maio de 2014

Dream Teams - PAT METHENY W/ SONNY ROLLINS & W/ HIS TRIO - CD01


1  Coconut Bread (S.Rollins)   13:48
2  Don't Stop The Carnival (S.Rollins)   12:10
3  Mc Ghee (S.Rollins)   15:58
4 Moritat (K.Weill)   13:13

Este duplo Cd é um Bootleg (edição não oficial) que integra duas atuações ao vivo de Pat Metheny em diferentes anos e com formações distintas, as intituladas Dream Teams. Tendo o jovem Guitarrista Norte-Americano como elemento chave desta edição há aqui a oportunidade de ouvir Pat Metheny ao lado dos geniais Sonny Rollins e Charlie Haden, duas figuras incontornáveis do Jazz. A qualidade da gravação não é boa mas consegue-se ouvir distintamente toda a formação e dá perfeitamente para entender de forma satisfatoria os dois concertos.
O primeiro Cd testemunha uma atuação em Tokyo, captada em Julho de 1983, com Metheny a integrar a formação de Sonny Rollins (Sax-Tenor), juntamente com Alphonso Johnson no Baixo Elétrico e Jack de Johnette na Bateria. Sonny Rollins centra as atenções com a sua sonoridade portentosa e os seus sucessivos e longos Solos, cedendo igualmente o devido espaço para o resto da banda solar numa fórmula que se repete ao longo da atuação. Tudo isto imerso em ritmo Afro-Jazz que torna o ambiente em festa e lança o convite à dança. E se os solos de Rollins são colossais os de Pat Metheny são carateristicos, eletrizantes os de Alphonso Johnson e Jack de Johnette, que só se mostra em "Mc Ghee" e "Moritat", apresenta-se clássico e tribal.   
Todo o repertório apresentado é da autoria de Sonny Rollins com exceção para a interpretação de "Moritat" de Kurt Weill, tema que se tornou mais popularizado como "Mack The Knife".     

Sem comentários: