segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Lionheart - KATE BUSH

Side A
1 Symphony In Blue 3:36
2 In Search Of Peter Pan 3:46
3 Wow 4:00
4 Don’t Push Your Foot On The Heartbrake 3:15
5 Oh England My Lionheart 3:12
Side B
1 Fullhouse 3:14
2 In The Warm Room 3:35
3 Kashka From Baghdad 3:56
4 Coffee Homeground 3:39
5 Hammer Horror 4:39

Lionheart”, editado em Novembro de 1978, foi um rápido sucessor do êxito de “The Kick Inside”, o primeiro trabalho de Kate Bush lançado logo no início do mesmo ano. Povoado de referências literárias e teatrais, parte das fantásticas canções que compõem este registo serão fruto de peças que Kate Bush compôs em plena adolescência. Para além de ser uma figura sensual, expressiva e dinâmica Kate Bush demonstra ser uma autora culta, bastante criativa, com forte carácter, pelo que gosta de traçar o seu próprio caminho não deixando que lhe imponham exigências. Daqui advém o seu estilo caraterístico e único no universo musical, carregado de teatralidade e ambientes mágicos como num reino de fantasia muito particular.
A capacidade inebriante da voz de Kate Bush preenche por completo este registo, ela consegue passar de momentos etéreos a fortes timbres através da sua amplitude vocal de mais de quatro oitavas. Sempre ao Piano, Kate Bush entoa-nos ternos momentos sob a forma de melodias Pop originalíssimas tornando-se por vezes operática impondo-se altiva e grave. Os temas assemelham-se nas temáticas mas musicalmente conseguem surpreender com uma originalidade progressiva que percorre várias vertentes tendo como fio condutor a voz e a magia de Kate Bush.
Resumidamente, a primeira tríade do álbum complementa-se de forma perfeita em três temas exemplares do fantástico universo particular de Kate Bush, culminando num tema de sonho como “Wow”. Sozinha, ao Piano, Kate Bush interpreta o confortante “In The Warm Room” e em “Oh England My Lionheart” cria uma ode à nação Britânica. “Fullhouse” tem tiques de Jazz com refrão Reggae, “Coffee Homeground” sugere Kurt Weill e “Hammer Horror” é Pop Rock de ficção. No mundo Pop da fantasia e perfeição Kate Bush seria a Fada ideal.              

Sem comentários: