sábado, 28 de setembro de 2013

Sandinista! - THE CLASH - LP03


Side A
1 Lose This Skin (T.Dogg) 5:08

2 Charlie Don't Surf 4:54
3 Mensforth Hill (Instrumental) 3:42
4 Junkie Slip 2:48
5 Kingston Advice 2:37
6 The Street Parade 3:28
Side B
1 Version City 4:23
2 Living in Fame 4:52
3 Silicone on Sapphire 4:14
4 Version Pardner 5:23
5 Career Opportunities 2:30
6 Shepherds Delight (Instrumental) 3:27

E ao terceiro Lp, desta tripla edição em vynil, os Clash entram definitivamente na sua fase mais experimentalista claramente sentados em estúdio misturando um pouco daqui e um pouco dali. É tal a ousadia experimental da banda que os Clash se tornam praticamente irreconhecíveis na grande parte dos temas que compõem este último vynil. Num disco com um total de doze faixas, apenas sete são canções e destas sete apenas "Charlie Don’t Surf" se consegue aproximar do perfil habitual da banda. Com os Clash a assumir o trabalho de produção deste registo houve liberdades para se experimentar de tudo um pouco e dessa forma percorreram diversos caminhos, experimentaram estilos, e criaram um álbum inocente na medida em que a banda se divertiu a criar e explorar músicas nos mais variados formatos.
Praticamente desfigurados pela vontade, ou intenção, de criar, os Clash começam por partilhar com Timon Dogg a honra de abertura do terceiro Lp, "Lose This Skin" é um dos melhores momentos do álbum com o músico Britânico, antigo companheiro de Joe Strummer nos 101ers, a regravar um dos seus temas originais num momento de Folk desgarrado que nos deixa pregados ao disco tal é a intensidade desta música em que um acelerado Violino dita o andamento do tema. Em "Version City" encontramos uma espécie de Blues que sugerem ser uma continuação de "Train In Vain", de London Calling. Bastamente inspirados pelo Dub os Clash entregam-se ainda a várias misturas na fase final deste último Lp explorando novamente músicas já utilizadas nesta edição; "If Music Could Talk" torna-se em "Living In Fame" com a participação de Mikey Dread, "Washigton Bullets" em "Silicone On Sapphire" e "Junco Partner" em "Version Pardner". "Mensforth Hill" é uma boa incursão instrumental através de uma banda sonora fictícia que basicamente não passa de uma versão invertida de "Something About England", outra brincadeira de estúdio dos Clash. "Career Opportunities" é satiricamente posta na voz de uma criança numa clara alusão a um negro futuro.
"Sandinista!" demonstra ser uma espécie de "White Album" dos Clash onde serenamente encontramos os seus maiores defeitos assim como as suas grandes virtudes.


Sem comentários: