domingo, 24 de fevereiro de 2013

Violator - DEPECHE MODE


1 World In My Eyes   4:26
2 Sweetest Perfection   4:41
3 Personal Jesus   4:54
4 Halo   4:28
5 Waiting For The Night   6:06
6 Enjoy The Silence   6:13
7 Policy Of Truth   4:52
8 Blue Dress   5:40
9 Clean   5:30

Os Depeche Mode conseguiram resistir à tendência mais comercial da Pop Eletrónica dos anos 80, valor esse reforçado ao longo dessa mesma década através da imagem independente e pelo desprezo com que a banda enfrentava o mainstream. Em Violator, álbum gravado em 1989 e editado em 1990, a banda mostrava que tinha crescido imenso, ultrapassando o pretendido, e consegue até sentir-se algum amadurecimento da formação Britânica. A presença de instrumentos analógicos, Guitarra Elétrica e Bateria, denotam mesmo alguma inovação numa formação que habitualmente só utilizava Sintetizadores.
E é apenas com Sintetizadores que entramos no álbum através do sugestivo “World In My Eyes”, um tema eletrónico ao melhor estilo do quarteto. Em “Sweet Perfection” são introduzidos a Bateria de Alan Wilder e a Guitarra Elétrica de Martin Gore num momento mais Rock imediatamente personalizado pelo poderoso Hit “Personal Jesus”. O interregno de “Waiting For The Night é dominado sequecialmente por Arpejos preparando o terreno para os poderosos Hits “Enjoy The Silence”, “Policy Of Truth” e até ao final há ainda a intensidade de “Clean”.
A Eletrónica continua a ser o elemento dominante como sempre, Andrew Fletcher não larga os Sintetizadores, mas existe uma evidente e vigorosa piscadela de olho ao Rock. Em Violator os Depeche Mode despedem-se dos anos 80 e preparam-se para abraçar os anos 90. Simultaneamente David Gahan, cada vez mais sólido como figura de proa da banda, apresentava também, cada vez mais, problemas….

Sem comentários: