sábado, 19 de janeiro de 2013

Cornerstones 1967-1970 - JIMI HENDRIX

Side A
1 Hey Joe   (W.Roberts)   3:32
2 Purple Haze   2:51
3 The The Wind Cries Mary   3:22
4 Foxy Lady   3:18
5 Crosstown Traffic   2:27
6 All Along the Watchtower   (B.Dylan)   4:01
7 Voodoo Chile (Slight Return)   5:13
8 Have You Ever Been (To Electric Ladyland)   2:09
Side B
1 Star Spangled Banner   (Traditional)   4:10
2 Stepping Stone   4:09
3 Room Full of Mirrors   3:18
4 Ezy Ryder   4:09
5 Freedom   3:27
6 Drifting   3:48
7 In From the Storm   3:43
8 Angel    4:28

O Lp Cornerstones foi editado em 1990, vinte anos depois da morte de Jimi Hendrix, e consiste em ser mais uma retrospetiva da carreira do virtuoso Guitarrista esquerdino. A passagem de Jimi Hendrix pelo universo da musica popular Anglo-Saxónica entre 1967 e 1970 foi curta, mas explosiva e muito importante pois abriu todo um novo leque de potencialidades para um instrumento como a Guitarra Elétrica e desde músicos dos mais variados estilos a artistas de diversas áreas, todos acabaram influenciados por esta personagem “negra” que abordou de um modo bastante liberal e inovador a forma de compor, tocar e representar. Experimentalista e ousado quanto baste, Hendrix explorou os limiares da Guitarra Elétrica e mostrou a toda uma geração as potencialidades ignoradas do instrumento. Conseguiu inclusive quebrar barreiras socias sendo mesmo considerado o primeiro músico negro a ser idolatrado e desejado sexualmente pela juventude branca.
Como coletânea, Cornerstones divide-se em duas partes distintas. No lado A do vinyl encontram-se oito temas gravados pela Jimi Hendrix Experience, que para além de Jimi Hendrix era composta por Noel Redding no Baixo e Mitch Mitchell na Bateria. Seis destes temas foram Singles mas a relevância vai para os três primeiros Singles deste Power Trio, “Hey Joe”, “Purple Haze” e “The Wind Cries Mary”, que antecederam e prepararam a edição explosiva do álbum de estreia “Are You Experienced?” em 1967. Do álbum “Axis Bold As Love” não aparece aqui nenhum tema. O lado B deste vinyl está preenchido com faixas que Jimi Hendrix andava a trabalhar em estúdio e nunca chegou a editar em vida. São temas gravados entre 1969 e 1970 ora com a Band Of Gypsys, Bill Cox no Baixo e Buddy Miles na Bateria, ora com a chamada Cry Of Love Band, Bill Cox no Baixo e Mitch Mitchell na Bateria. O material gravado nesta fase encontra-se espalhado pelos álbuns póstumos, “The Cry Of Love”, Rainbow Bridge” e “War Heroes”.
Para além da vulgaridade de mais uma retrospetiva da carreira de Jimi Hendrix esta edição vale por conter na capa interior detalhes muito interessantes acerca de cada um dos temas como, a data de gravação, a forma como foi gravado e inclusive pormenores, alguns curiosos outros de extrema importância, que justificam a importância deste material fazer parte desta seleção. Esta edição permite-nos também perceber a evolução de Hendrix desde a crueza inicial, tão carregada de energia e vontade de experimentar, à composição mais sóbria e elaborada no final antecipado. E tudo isto em apenas quatro anos.

Sem comentários: