terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Les Triplettes de Belleville - ORIGINAL SOUNDTRACK


1 Sous Le Pont (Benoit Charest) 1:48
2 Belleville Rendez-Vous (Version Francaise Par -M-) 3:11
3 Générique D'ouverture (Benoit Charest) 0:52
4 Cabaret D'ouverture (Benoit Charest) 3:13
5 Tour De France (Benoit Charest) 1:27
6 Attila Marcel (Beatrice Bonifassi) 2:22
7 Thème Bruno (Benoit Charest) 1:26
8 Tout Doux Bruno (Benoit Charest) 2:56
9 Belleville Rendez-Vous (Demo) (Beatrice Bonifassi) 3:23
10 Thème De La French Mafia (Benoit Charest) 1:46
11 Bach À La Jazz (Mathiew Herkowitz) 1:20
12 Cabaret Aspirateur (Benoit Charest) 2:22
13 La Jungle De Belleville (Benoit Charest) 3:00
14 Barbier ''Cieco, Cieco'' (Charles Prevost inton) 1:48
15 Pa Pa Pa Palavas (Benoit Charest) 2:49
16 Retour De La French Mafia (Benoit Charest) 1:36
17 Filature (Benoit Charest) 2:50
18 Poursuite (Benoit Charest) 6:26
19 Belleville Rendez-Vous (Version Anglaise Par -M-) 5:56

Esta é a Banda Sonora da longa metragem Francesa de animação "Belleville Rendez-Vous", realizada por Sylvain Chomet e acompanhada pela partitura de Ben Charest, editada em 2003, e mais dirigida para uma audiência adulta. Iniciando-se a ação do filme nos loucos anos 20, onde a aparição de Josephine Baker no Parisense Folies-Bergère nos situa no tempo, estendendo-se até meados dos anos 60, encontramos uma ambiência onde se inclui algum vaudeville, um Trio de velhinhas, cantoras de Cabaret, muito pouco convencionais, a famigerada volta a França e Máfia quanto baste, tudo ao som de Jazz, com uma evidente piscadela de olho a Django Reinhardt, e algum tradicionalismo Francês, num filme sem diálogos onde as sugestivas imagens e respetiva Banda Sonora nos basta como guião.Sendo o Jazz dominante neste trabalho encontram-se ainda por aqui outros estilos como a canção Francesa em "Attila Marcel", interpretada por Beatrice Bonifassi, o Rock yê-yê de "Pa Pa Palavas", o Pop-Jazz de "Belleville Rendez-Vous", cantado por M em versão Francesa e Inglesa, o atrevido "Cabaret Aspirateur" cujos instrumentos são uma roda de bicicleta, um frigorífico, um jornal e um aspirador, Mathiew Herkowitz executa no piano "Bach À La Jazz", que no filme se traduz numa óbvia menção a Glenn Gould, e há tambem um momento operático em "Barbier 'Cieco Cieco', interpretação de Charles Prevost Linton. Destaque no entanto para os dois interessantíssimos temas "Filature" e "Poursuite", o primeiro a fazer-nos lembrar as composições de Lalo Schifrin e o segundo é uma ritmada orquestração para uma perseguição, ao melhor nível das que se fizeram em filmes de referência nos anos 60. Há ainda uma personagem especial que acaba por ser a figura central de todo o filme e se centra na personagem Madame Souza, de origem Portuguesa, que parece ter uma certa queda para a música mas revela-se uma mera amadora que gosta simplesmente de tocar instrumentos. Numa das cenas do filme Madame Souza interpreta ao Piano o conhecido, na voz de Amália Rodrigues, tema Português "Uma Casa Portuguesa" mas de uma forma exasperante e extraordinariamente desafinada. Seja propositado ou não, não deixa de ser um óbvio apontamento crítico à nossa falta de esmero musical. Este tema não vem no alinhamento do Cd mas aparece no final como bónus. Uma banda sonora de qualidade ímpar e improvável que é de facto uma referência .

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