quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

The Man From Utopia - FRANK ZAPPA


1 Cocaine Decisions 3:54
2 Sex 3:43
3 Tink Walks Amok 3:38
4 The Radio Is Broken 5:51
5 We Are Not Alone 3:18
6 The Dangerous Kitchen 2:51
7 The Man from Utopia Meets Mary Lou (Medley) (Jessi, Woods, Woods) 3:18
8 Stick Together 3:18
9 The Jazz Discharge Party Hats 4:28
10 Luigi and The Wise Guys 3:24
11 Moggio 2:37

The Man From Utopia, editado originalmente em 1983, apresenta-nos Frank Zappa numa forma extraordinariamente genial, louca e incontrolável. Como um autêntico Man From Utopia Zappa, e toda a sua seita da altura, deambula pelo seu Mundo, composto, arranjado e executado sob a sua égide, recheado de muito humor e satirismo quanto baste. Tudo dentro dos parâmetros habituais, portanto.
Neste trabalho as peças vocais dominam e encontramos desde o mais tradicional doo-wop até vocalizações bastante complexas dentro da linhagem mais Jazzística e contemporânea onde os temas "The Radio Is Broken", "The Dangerous Kitchen" e "The Jazz Discharge Party Hats" são a evidência desse momento de coragem onde Zappa e um jovem Steve Vai, em Impossible Guitar Parts, se destacam num entrosamento excitante de Voz e Guitarra em uníssono. No restante encontramos a qualidade de arranjos, e execução, a que Zappa sempre nos habituou passando por variados estilos desde o Rock mais pesado ou um cheirinho de Reggae tudo regado com boa casta.
Um ponto bastante interessante nesta edição em Cd da Rykodisc é o fato de ser bastante diferente da original em vinyl, o alinhamento está alterado e até inclui um tema ausente dessa edição, "Luigi And The Wise Guys". Encontramos ainda remisturas mais longas e mais minuciosas. Mesmo para quem conhecer bem a edição original em vynil vai ter nesta edição em Cd a sensação de uma primeira audição dado haverem por aqui bastantes pormenores novos.

Sem comentários: