quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ten Summoner's Tales - STING


1 Prologue (If I Ever Lose My Faith In You) 4:30
2 Love Is Stronger Than Justice (The Munificent Seven) 5:11
3 Fields Of Gold 3:42
4 Heavy Cloud No Rain 3:39
5 She's Too Good For Me 2:30
6 Seven Days 4:40
7 Saint Augustine In Hell 5:05
8 It's Probably Me (Clapton, Kamen, Sting) 4:57
9 Everybody Laughed But You 3:52
10 Shape Of My Heart 4:38
11 Something The Boy Said 5:13
12 Epilogue (Nothing 'Bout Me) 3:39

Desde que abandonou os Police em 1984, para iniciar uma carreira a solo, Sting revelou-se como um músico bastante inteligente que sabe bem o que pretende musicalmente e com quem trabalhar de forma a alcançar um resultado que roça sempre a perfeição. Pontualmente rodeado de excelentes músicos, normalmente mais conetados com a area do Jazz, Sting conseguiu imprimir um som caraterístico à sua obra que o define como um compositor de bom gosto que escreve elaborados temas Pop com laivos Jazzísticos que tão bem cativam o ouvido mais apurado, assim como o mais inocente. Ten Summoner's Tales, editado em 1993, foi o quarto lançamento de Sting a solo e este Cd acaba por não ser uma exceção à regra e pode-se até afirmar que neste trabalho se atinge o climax dentro do estilo iniciado com "Dream Of The Blue Turtles" em 1985.
Este album contêm doze temas originais dos quais cinco conheceram bem a popularidade; o Prólogo, como single, "If I Ever Lose My Faith In You", o Country oculto de "Love Is Stronger Than Justice", as bonitas harmonias de "Fields Of Gold" e "Shape Of My Heart", e o inevitável "It's Probably Me", co-autoria de Eric Clapton e Michael Kamen e editado originalmente em 1992, que Sting voltou a gravar para este album com a banda que o acompanha nesta sessão. Os restantes temas, mercê de um trabalho homogéneo, estão ao nível dos atrás mencionados podendo mesmo assim referenciar, um Rock mais acelerado em "She's Too Good For Me", um cadenciado "Heavy Cloud No Rain", a crítica Satírica de "Saint Augustine In Hell" ou um muito interessante "Everybody Laughed But You".
Não se pode deixar de parte a excelência de três nomes fundamentais na sonoridade obtida como resultado final deste album, David Sancious é enorme nas Teclas, Dominic Miller é o dono das Guitarras nesta sessão e Vinnie Collaiuta o Mestre da Bateria. A qualidade destes homens ajuda a preencher enormemente a boa aura desta obra. Há tambem que referir o nome do veterano Larry Adler na Harmónica Cromática, é ele que se ouve em "Shape Of My Heart", e Kathryn Tickell nas Gaitas ( Northumbrian Pipes) em "Fields Of Gold".
O Epílogo deste Cd é tambem ele grande com "Nothin' But Me" em toada Jazzística e um final à Sgt. Peppers.

Sem comentários: