domingo, 25 de setembro de 2011

Epiphany: The Best Of CHAKA KHAN volume one


1 Ain't Nobody (Wolinski) 4:41
2 Papillon (aka Hot Butterfly) (Diamond) 4:08
3 Tell Me Something Good (Wonder) 3:35
4 I Feel for You (Prince) 5:46
5 I Know You, I Live You (Khan, Mardin) 4:28
6 I'm Every Woman (Ashford, Simpson) 4:08
7 Love Me Still (Hornsby, Khan) 3:28
8 The End of a Love Affair (Redding) 5:13
9 And the Melody Still LingersOn (A Night in Tunisia) (Gillespie, Khan, Mardin, Paparelli) 5:00
10 Through the Fire (Foster, Keane, Keene, Weil) 4:47
11 What Cha' Gonna Do for Me (Doheny, Stuart) 3:53
12 Everywhere (McVie) 4:52
13 Never Miss the Water (DeVeaux, Mole) 4:46
14 Somethin' Deep (Crouch, Jones, Khan) 4:58
15 Your Love Is All I Know (Friedman, Rich, Walker) 4:35
16 Every Little Thing (DeVeaux, Gamson, Khan, Thomas) 5:12

Epiphany revisita os melhores momentos da carreira de Chaka Khan começando pelo primeiro album a solo, editado em 1978, intercalando com o album gravado ao vivo com a antiga banda Rufus em 1983, e conclui à data de edição deste Cd, 1996, em que gravou, e incluiu ainda neste registo, cinco novos temas. Eis uma viagem por uma carreira em que Chaka Khan passou pelo R&B, Soul, algum Disco, um toque de Jazz e o sucesso Pop.
Chaka Khan chegou ao mundo da música em 1974 como vocalista da banda Rufus e os temas "Ain´t Nobody" e "Tell Me Something Good", escrito por Stevie Wonder para Khan, são os dois escolhidos do album gravado ao vivo com a banda em 1983 e que bem demostram a força que esta banda possuía. Em 1978 Chaka Khan editava o seu primeiro trabalho a solo de onde se destacaria o sucesso "I'm Every Woman", escrito para Khan pela famosa dupla Ashford & Simpson, em que, juntamente com "Papillon" do seu segundo trabalho a solo, experimenta um arranjo Disco. É já em plenos anos 80 que conhece o seu maior sucesso ao levar emprestado "I Feel For You", original de Prince, transformando o tema num grande Hit da Pop, com o Hip Hop a querer despontar já aqui, e com a participação de Stevie Wonder em Harmónica. Do album I Feel For You saiu ainda a bonita balada "Through The Fire" que tem o toque mágico de David Foster. Em duo com o Pianista Bruce Hornsby interpreta "Love Me Still", escrito pelo próprio para a banda sonora de Clockers um filme realizado por Spike Lee, e os dois momentos mais Jazzy deste Cd são "The End Of A Love Affair", que Billie Holliday interpretou em Lady In Satin, e um excelente novo arranjo para o clássico "Night In Tunisia", aqui re-intitulado "And The Melody Still Lingers On" em jeito de homenagem, com solo de Dizzie Gillespie incluído. George Benson contribui com um pequeno solo de Guitarra e algum Scatt no tema de Billie Holliday.
Restam os cinco temas inéditos em que se inclui a versão de "Everywhere", um original dos Fleetwood Mac, um grande Groove em "Never Miss The Water" em que a participação de Me'Shell Ndegéocello no Baixo e Voz é preponderante, o lento Funky à La George Clinton / Prince de "Somethin' Deep" com solo de Sax-Alto de Derrick Edmondson, a balada R&B "Your Love Is All I Know" e o R&B mais ritmado de "Every Little Thing" que encerra este Cd.
Uma pequena chamada de atenção para o fato desta coletânea apresentar a designação "volume one" mas no entanto nunca foi editado nenhum volume two.

Sem comentários: