quarta-feira, 29 de junho de 2011

Genius Loves Company - RAY CHARLES


1 Here We Go Again w/ Norah Jones (Lanier, Steagall) 3:59
2 Sweet Potato Pie w/James Taylor (Taylor) 3:47
3 You Don't Know Me w/ Diana Krall (Arnold, Walker) 3:55
4 Sorry seems To Be The Hardest Word w/ Elton John (John, Taupin) 3:59
5 Fever w/ Natalie Cole (Cooley, Davenport) 3:30
6 Do I Ever Cross Your Mind? w/ Bonnie Raitt (Burnette, Smotherman) 4:34
7 It Was A Very Good Year w/ Willie Nelson (Drake) 4:59
8 Hey Girl w/ Michael McDonald (Goffin, King) 5:15
9 Sinner's Prayer w/ B.B.King (Fulson, Glenn) 4:25
10 Heaven Help Us All w/ Gladys Knight (Miller) 4:32
11 Over The Rainbow w/ Johhny Mathis (Arlen, Harburg) 4:54
12 Crazy Love w/ Van Morrison (Morrison) 3:34

Ray Charles lamentava o facto de apesar de ter gravado com inúmeros músicos ao longo da sua vida nunca ter feito um album de duetos em nome prório. Foi com base neste pensamento que se decidiu ter chegado a altura de avançar com tal projeto e de convidar grandes amigos e alguns músicos por ele venerados para se gravar então um album de duetos. O que não se esperava certamente era que iriam participar na sua última gravação. O resultado foi um delicioso album de canções que acabou por se transformar numa bonita homenagem de admiradores confessos e acima de tudo surpresos pelo privilégio de terem participado neste album ao lado de um mestre de calibre lendário como Ray Charles. São doze temas, escolhidos em parceria entre Charles e os convidados, que preenchem este album onde são interpretados vários géneros e estilos com esplendor, respeito e alma.
Apesar de haver um ponto de equilíbrio qualitativo ao longo de todo o album há sempre pormenores a destacar e começo por fazê-lo com o dramático, poderoso e intenso, arranjo de Orquestra para "It Was A Very Good Year" ou a quente interpretação, marcadamente Jazzy, de "Fever" com Natalie Cole e, tambem, a interpretação angelical de "Heaven Help Us All" com Gladys Knight. "Sweet Potato Pie" de, e com, James Taylor é outro bom momento assim como "Crazy Love" de, e com, Van Morrison que foi o único tema captado ao vivo em concerto, e foi tambem o primeiro a fazer parte do album.
O génio de Ray Charles de facto adorava companhia e isso está bem patente neste trabalho onde parece ter predominado a boa disposição.

Sem comentários: