domingo, 10 de outubro de 2010

Rock In Rio Douro - GNR (Colecção As Músicas Da Nossa Vida)


1 Sangue Oculto 5:11
2 Quando Telephone Pecca 3:20
3 Pronúncia Do Norte 3:21
4 Acorda 4:00
5 Ana Lee 3:16
6 Sub-16 3:20
7 Que Importa? 3:44
8 Homem Mau (A.Fraser/P.Rodgers/R.Reininho) 4:46
9 Toxicidade 5:40
10 Sangue Oculto II 4:33

"...quase uma colectânea de singles." Foi assim que Rui Reininho descreveu posteriormente este album, o trabalho manifestamente mais comercial da banda, à data, onde practicamente todos os temas são facilmente identificáveis, seja pela melodia, pela letra, ou por esta ou aquela passagem. Foi tambem com este album que os GNR meteram 40 000 pessoas no antigo estádio de Alvalade, proeza, até aí, nunca alcançada por nenhuma banda nacional.
Os GNR atingem aqui um pico que leva a banda a enveredar definitivamente pelo caminho mais fácil do formato da canção comercial. São nove temas límpidos de boa qualidade Pop mas a interessante veia experimental da banda, que já se vinha a perder aos poucos, encontra-se por esta altura completamente extinta. Ao invés a banda apresenta canções de sucesso duradouro; "Sangue Oculto", que aparece em duas versões, numa em duo com o Espanhol Javier Andreu dos La Frontera e outra normal só com Reininho na Voz, "Pronúncia do Norte", com participação de Isabel Silvestre do Grupo Cantares e Trajes de Manhouce, que acabou por se tornar num hino regional, "Sub-16" é outro hino obrigatório, este nos concertos da banda, "Ana Lee", "Acorda" ou "Quando O Telephone Pecca". Houve ainda lugar para "Homem Mau" que é uma versão do tema original "Allright Now" dos Free, com a particularidade de a banda só ter usado a parte instrumental tendo Reininho usado a sua lírica para interpretação. O tema "Toxicidade", criado por Zézé Garcia, acaba por ser aqui a peça que mais foge ao conceito comercial do album, mas está no entanto longe da tal veia experimental referida anteriormente enveredando antes por uma proximidade a uma sonoridade mais Rock mainstream. Zézé Garcia revela-se tambem como um dos mais interessantes Guitarristas que passaram pelos GNR, uma das mais valias deste trabalho são precisamente os seus apontamentos e a sua sonoridade. O Teclista convidado, Telmo Marques, tambem se encontra num nível mais elevado sendo mesmo um dos arranjadores dos temas.
Rock In Rio Douro revela-se um projecto ambicioso dos GNR que acabou por singrar no mercado catapultando definitivamente o nome da banda a todos os cantos deste pequeno País.
Esta edição faz parte da colecção de seis Cds iniciada pela revista Visão em Setembro de 2006, intitulada "Colecção As Músicas Da Nossa Vida", já aqui exposta anteriormente.

Sem comentários: