domingo, 3 de outubro de 2010

Psalm 69: The Way To Succeed & The Way To Suck Eggs - MINISTRY


1 N.W.O. 5:29
2 Just One Fix 5:11
3 TV II 3:04
4 Hero 4:12
5 Jesus Built My Hotrod 4:51
6 Scare Crow 8:21
7 Psalm 69 5:29
8 Corrosion 4:55
9 Grace 3:06

Em 1992 os Ministry atingiam o pico com este album, o quinto da carreira da banda. Uma fusão de Metal e Industrial que resulta numa sonoridade potente e avassaladora dominada por fortes riffs de guitarras, batidas marcantes, loops e samplers de George Bush. Um misto de violência e força provavelmente influenciado por dias de guerra, não esquecer que ainda se estava no rescaldo da Guerra Fria e que a Guerra do Golfo dava os últimos suspiros, o que estava na origem de uma certa instabilidade política Mundial pois não se sabia muito bem o que se iria passar daqui para a frente, e é neste insustentável ambiente de peso que "N.W.O" se incluí, a sigla significa "New World Order".
O ponto alto do album encontra-se em "Jesus Built My Hotrod", com a participação vocal, e lírica, de Gibby Hayes dos Butthole Surfers, um tema rápido e constante com uma vocalização irónica. "Just One Fix" é o segundo ponto a considerar num tema que apesar de pesado convida a dançar. "TV II" é um tema curto de alta rotação, é executado a uma velocidade estonteante como que à espera de bater algum record. "Hero" e o riff arrastado, à la Led Zeppelin, de "Scare Crow" incluem-se dentro dos parâmetros anteriormente referidos e os últimos três temas acabam por ser ligeiramente diferentes. "Psalm 69" começa de forma canónica para depois entrar um riff acelerado continuando depois o pára/arranca. O bélico "Corrosion" e o apocalíptico"Grace" são dois instrumentais que roçam o experimentalismo.
O título original, e impresso no album, é ΚΕΦΑΛΗΞΘ, que é uma junção de uma palavra Grega (ΚΕΦΑΛΗ = cabeça) com dois algarismos (ΞΘ = 69). O título posteriormente adoptado, por ser mais fácil de identificar, foi tirado de um livro de Aleister Crowley, "The Book Of Lies", e do seu capítulo 69: "The Way to Succeed—and the Way to Suck Eggs!".
Um album para estômagos fortes.

Sem comentários: