quinta-feira, 27 de maio de 2010

Nocturama - NICK CAVE AND THE BAD SEEDS


1 Wonderful Life 6:49
2 He Wants You 3:31
3 Right out of Your Hand 5:14
4 Bring It On 5:23
5 Dead Man in My Bed 4:40
6 Still in Love 4:44
7 There Is a Town 4:58
8 Rock of Gibraltar 3:00
9 She Passed by My Window 3:20
10 Babe, I'm on Fire 14:46

No seu estilo habitual Nick Cave revela-se um calmo, e sereno, contador de histórias que por vezes tambem se revela explosivo e bastante expressivo, e tudo isto com o apoio fiel dos Bad Seeds que acompanham religiosamente o seu mestre, tornando-se o braço direito deste orador. Além disso Cave detêm um estigma que consegue imprimir uma espécie de carácter religioso às suas composições, seja na lírica seja na soturna sonoridade que tanto caracteriza o seu estilo, e este Nocturama contêm todas estas características.
Nos três primeiros temas do Cd encontram-se os momentos mais ternos deste album, sempre com Cave ao Piano, se bem que o primeiro som que ouvimos no Cd é do Hammond. Ao quarto tema uma interessante linha de baixo sugere algo novo e "Bring It On" traz-nos mais ritmo ao album, e Cave entrega-se mais ao Hammond, para de seguida explodir selvaticamente com "There's a Dead Man In My Bed", lembram-se dos Birthday Party?
"Still In Love" volta ao estilo balada, bem bonita e muito descritiva, "There Is A Town" é bastante Americanizada, Pedal Steel Guitar a fazer lembrar os desertos cheios de pó de "Joshua Tree", "Rock Of Gibraltar" parece um bocado deslocada do resto do album, algo lamecha, e "She Passed By My Window" tem um triste Violino para uma triste melodia. A fechar, um grande momento com um grande tema. "Babe, I'm On Fire" é longo, é potente, minimalista, e soa a manifesto, Nick Cave canta para todo o Mundo.
A referir que o Piano continua a ser o instrumento de eleição de Cave mas há tambem bastantes prestações suas em grandes devaneios de Orgão Hammond a roçarem o experimental, bem colocados e presentes. Boa presença do Baixista de serviço, Martyn P.Casey, e tambem se nota quando Jim Sclavunos se senta na Bateria, em "He Wants You", "Bring It On", "There Is A Town" e "She Passed By My Window".
Nick Cave em 2003 a mostrar que sabe amadurecer.

Sem comentários: