quinta-feira, 15 de abril de 2010

Badmotorfinger - SOUNDGARDEN - CD01


1 Rusty Cage 4:25
2 Outshined 5:10
3 Slaves & Bulldozers 6:55
4 Jesus Christ Pose 5:50
5 Face Pollution 2:23
6 Somewhere 4:20
7 Searching with My Good Eye Closed 6:31
8 Room a Thousand Years Wide 4:05
9 Mind Riot 4:49
10 Drawing Flies 2:26
11 Holy Water 5:07
12 New Damage 5:39

Em 1991 os Soundgarden editavam "Badmotorfinger", o seu terceiro album de originais. Neste mesmo ano os Pearl Jam estreavam-se com "Ten" e os Nirvana lançavam "Nevermind", o seu segundo album, que viria a ofuscar os outros lançamentos. Este surto de bandas oriundas de Seatlle, nos Estados Unidos da América, acabaria por rebentar practicamente neste ano e o mundo do Rock via nascer uma nova comunidade musical, o Grunge. E o Grunge deveu mais ao Punk que ao Rock.
O que os Soundgarden nos oferecem neste album é Rock do bom, em boa dose e medida. Há reminiscências do Hard'n'Heavy dos anos 70, facilmente identificamos similaridades com a sonoridade dos Balck Sabbath ou dos Led Zeppelin, e isso tambem é bom. Excelente a prestação de Chris Cornell, o vocalista, rockeiro quanto basta. Gritante, muito presente, sente-se a sua aura por todo o album. Matt Cameron, na Bateria, actualmente integrado na formação dos Pearl Jam, é outra presença determinante neste registo transmitindo muita segurança à secção rítmica. Kim Thayill, o Guitarrista, dispara riffs lentos, mas possantes e encorpados. O Baixista Ben Shepherd integra-se plenamente com o resto da banda e ajuda a complementar o som poderoso e intenso deste trabalho. Há ainda a presença de dois discretos convidados em sopros, Scott Granlund, em Saxofone, e Ernst Long, em Trompete, que debitam algumas notas por cima do som da banda em "Room a Thousnad Years Wide" e em "Drawing Flies".
É de facto um trabalho tão coeso, e quase perfeito, que não vou destacar temas em particular. Deve-se ouvir de princípio ao fim e de preferência com o som bastante alto.
Esta edição que possuo tem a particularidade de incluir um segundo Cd com alguns extras, brevemente será aqui exposta tambem.

Sem comentários: