sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Nothing But A Burning Light - BRUCE COCKBURN


1 A Dream Like Mine 3:53
2 Kit Carson 4:12
3 Mighty Trucks Of Midnight 5:57
4 Soul Of A Man (Johnson) 3:52
5 Great Big Love 5:13
6 One Of The Best Ones 6:57
7 Somebody Touched Me 4:16
8 Cry Of A Tiny Babe 7:31
9 Actions Speak Louder 3:01
10 Indian Wars 6:58
11 When It's Gone, It's Gone 4:19
12 Child Of The Wind 4:08

De origem Canadiana Bruce Cockburn apresenta-nos em 1991 um album tipicamente Americano, recheado do som Folk/Blues, e até Nashville, que sempre caracterizou a sonoridade da América mais profunda, e as suas raízes. A este facto não será alheia a presença de T-Bone Burnett como produtor, e músico em alguns dos temas. Numa sessão deste género tambem não podiam faltar nomes como os de Jim Keltner, Bateria e Percussão, Michael Been e Larry Klein, no Baixo, Jackson Browne, Vozes e Resonator, e Booker T.Jones, no Orgão.
Onze temas originais de Cockburn e uma versão de "Soul Of A Man", tirada de uma gravação de Blind Willie Johnson em 1930, preenchem este trabalho que nos transporta através da paisagem Norte-Americana, desde as longas estradas desertas, onde se veêm os grandes camiões, até aos Índios que já por lá viviam ainda antes dos Romanos terem Roma como canta Cockburn em "Indian Wars". Pelo meio há espaço para dois instrumentais, "Actions Speak Louder", que foi criado como tema principal para o filme-documentário "The Greenpeace Years", e "When It's Gone, It's Gone", que nos remete a Ry Cooder, e até podia encaixar em Paris-Texas.
"A Dream Like Mine", "Mighty Trucks Of Midnight", "Great Big Love", "Somebody Touched Me" e "Indian Wars" são os pontos mais altos deste trabalho que sugiro como uma boa sonora para uma viagem, quando muito, num cenário rural o mais parecido possível ao Americano.

Sem comentários: