terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dusk - THE THE


1 True Happiness This Way Lies 3:10
2 Love Is Stronger Than Death 4:38
3 Dogs Of Lust 3:09
4 This Is The Night 3:50
5 Slow Emotion Replay 3:55
6 Helpline Operator 4:48
7 Sodium Light Baby 3:45
8 Lung Shadows 4:34
9 Bluer Than Midnight 3:43
10 Lonely Planet 5:27

Mantendo o espaço temporal de três anos entre lançamentos de albuns, Matt Johnson com este trabalho mantêm pela primeira vez, e única até hoje, tambem a banda. Johnny Marr, David Palmer e James Eller voltam assim a ser os músicos do núcleo central dos The The, depois de Mind Bomb.
Se em Mind Bomb o som do projecto The The já evidenciava novo rumo aqui esse rumo mantêm-se, obviamente, mas curiosamente adivinha-se um novo regresso ao estilo mais pessoal de Matt Johnson. E é precisamente a solo que este album arranca com "True Happiness This Way Lies", uma performance tão típica de Matt Johnson enfrentando com eloquência uma simulada audiência munido apenas de uma guitarra acústica. De seguida "Love Is Stronger Than Death" inicia um percurso de canções Pop, com a banda a funcionar num todo, até ao tema "Sodium Light Baby". Pelo meio uma menção especial para um muito cool "This Is The Night" onde as presenças de D.C.Collard, em Piano Honky Tonk e Orgão Hammond, e Danny Thompson, em Contrabaixo, sobressaiem para nos dar um tema com muito feeling. Há tambem "Slow Emotion Replay", uma peça bastante rodada que cai sempre bem em qualquer Playlist, e "Sodium Light Baby" em que Johnny Marr soa mais Rock a debitar décibeis e Wha-Wha.
Os três últimos temas do album evidenciam um regresso à sonoridade mais pessoal de Matt Johnson, "Lung Shadows" revela uma peça quase instrumental, envolta num ambiente espacial preenchido com efeitos e a presença minimal de alguns metais, "Bluer Than Midnight" é o tema mais triste deste trabalho, um tema de redenção com a participação, curta, de Vinnie Colaiuta, na Bateria, que tambem aparece em "Dogs Of Lust", e a fechar está "Lonely Planet" que poderia ter feito parte do alinhamento de "Soul Mining", o album de 1983.
O som Pop/Rock de Matt Johnson dirigido, como sempre, à alma deste Lonely Planet.

Sem comentários: