quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Canta Em Espanhol - NAT KING COLE


1 Ansiedad (Roberto 'Tito' Mendoza)   3:25
2 Ti Quiero, Dijiste (Maria Grever/Charles Pasquale)   2:34
3 Perfidia (Alberto Dominguez)   2:17
4 Yo Vendo Unos Ojos Negros (B. Schluger adap. Nat King Cole)   2:20
5 Cachito (Consuelo Velazquez)   2:45
6 El Bodeguero (Richard Egues)   2:18
7 Acércate Más (Osvaldo Farres)   2:43
8 Quizás, Quizás, Quizás (Osvaldo Farres/Joe Davis)   2:39
9 Arrivederci, Roma (Rascel/Garinei/Giovannini)   2:39
10 Noche De Ronda (Maria Teresa Lara)   2:26
11 Maria Elena (Lorenzo Barcelata)   2:36
12 Las Mañanitas (Arr. Jack Harris/Kirk Patrick)   2:50 
13 Adelita (Arr. Jack Harris/Kirk Patrick)   2:03
14 Caboclo Do Rio (Babi De Oliveira)   1:50
15 Tú, Mi Delirio (Portillo De La Luz)   2:30

Edição em formato CD, em 2010, com selo da Companhia Nacional de Música, S.A. - editora, produtora e distribuidora de fonogramas e videogramas musicais, criada em 1993 por Nuno Rodrigues, um dos membros fundadores da saudosa Banda do Casaco. Esta edição recupera, integralmente, o álbum 'Cole Español', de 1958, e ainda inclui quatro músicas do álbum 'A Mis Amigos', de 1959. Nat 'King' Cole gravou um terceiro álbum cantado em Espanhol, editado em 1962 com o título 'More Cole Español', mas nenhuma das músicas desse registo foi aqui incluída. 

O primeiro contato de Nat 'King' Cole com o mundo latino, mais concretamente com Cuba, dá-se em 1956, para cantar e tocar no clube Tropicana, acompanhado pela orquestra de Armando Romeu Jr. na interpretação de canções do seu repertório em Inglês. Dado o enorme sucesso da sua passagem pelo Tropicana, Nat 'King' Cole regressaria a Cuba em 1957 e 1958, para novas datas, e foi nesse último ano que o inebriante cantor negro norte-americano, de voz doce e melodiosa, igualmente apreciado pelos seus dotes ao piano, aceitou gravar um disco cantado em Espanhol e composto apenas por canções sul-americanas. 

A maior parte do álbum foi gravada em Havana, no estúdio Panart, pela orquestra de Armando Romeu Jr. e pelo coro do Cuarteto de Facundo Rivero, sob o atento acompanhamento de Nat 'King' Cole que tinha de aprender a cantar este repertório, numa língua que não dominava de forma nenhuma. Cole aprendeu as letras pela sua fonética, com uma preciosa ajuda do pianista do clube Tropicana, e a parte vocal foi depois gravada em Hollywood. Destas sessões resultou o álbum 'Cole Español', editado originalmente em 1958 e incluído no seu todo nesta edição da CNM.

No ano seguinte, em 1959, dá-se a revolução de Fidel Castro em Cuba, o que provocou o cancelamento das novas datas para um regresso de Nat 'King' Cole à ilha e consequentemente originou uma digressão de seis semanas pela América do Sul, com paragem no Brasil para a gravação de um segundo álbum com repertório sul-americano. 'Mis Amigos' foi gravado no Rio de Janeiro, com direção de Dave Cavanaugh, e deste álbum foram retiradas quatro músicas para integrar esta edição; "Ansiedad", "Perfidia", "Yo Vendo Unos Ojos Negros" e "Caboclo Do Rio".

Obra com tanto de inesperado como de adorável, é notável como a acentuada pronúncia norte-americana de Nat 'King' Cole consegue transmitir um aconchego surpreendente que não afeta a essência latina destas músicas. Apenas a graciosidade de uma voz tão doce e envolvente permite a magia e autenticidade desta interpretação. O repertório gravado baseia-se essencialmente em música cubana e mexicana mas também inclui músicas de outros países latinos. O enorme sucesso destas gravações ajudou a espalhar, ainda mais, a classe, o charme e o inesquecível encanto artístico de Nat 'King' Cole assim como à divulgação da música latina.

Sem comentários: