quarta-feira, 20 de março de 2024

Hellbilly Deluxe - ROB ZOMBIE

 

1 Call Of The Zombie (R. Zombie/S. Humphrey)   0:30
2 Superbeast (R. Zombie/S. Humphrey)   3:39
3 Dragula (R. Zombie/S. Humphrey)   3:42
4 Living Dead Girl (R. Zombie/S. Humphrey)   3:21
5 Perversion 99 (R. Zombie/S. Humphrey)   1:42
6 Demonoid Phenomenon (R. Zombie/S. Humphrey)   4:11
7 Spookshow Baby (R. Zombie/S. Humphrey)   3:37 
8 How To Make A Monster (R. Zombie/S. Humphrey)   1:37
9 Meet The Creeper (R. Zombie/S. Humphrey)   3:12
10 The Ballad Of Resurrection Joe And Rosa Whore (R. Zombie/S. Humphrey)   3:55
11 What Lurks On Channel X? (R. Zombie/S. Humphrey)   2:28
12 Return Of The Phantom Stranger (R. Zombie/S. Humphrey)   4:30
13 The Beginning Of The End (R. Zombie/S. Humphrey)   1:52

Editado em 1998, 'Hellbilly Deluxe' é o primeiro trabalho a solo de Rob Zombie, o principal mentor da banda norte-americana White Zombie que findou oficialmente a sua atividade em 1996. Ávido de dar continuidade à sua obra pelos seus próprios meios, e conceito, Rob Zombie é o simpático anfitrião desta horripilante viagem pela sua pequena e excêntrica feira de horrores. Personificado como um verdadeiro mestre de entretenimento do horror, Rob Zombie proporciona a deliciosa falsidade de uma representação povoada de fantasmagoria e avassaladores riffs de guitarra, num delirante festim de horror-rock pesado e bem medido.

É como tirar bilhete para uma viagem impetuosa num carrossel delirantemente povoado por personagens curiosas, fantásticas e horripilantes, em que o pano de fundo é uma casa assombrada. E também pode ser um simples pesadelo, elaborado sob a forma de um espetáculo exótico e excêntrico que não impressiona mas tem capacidade para divertir, excitar e entusiasmar. É musicalmente intenso e bastante dinâmico, movendo-se por entre o cativante exotismo de "Living Dead Girl", "Spookshow Baby" e "Return Of The Phantom Stranger" e o brutal impacto de "Superbeast", "Dragula" e "Meet The Creeper". Curtos trechos eletrónicos complementam a potente estrutura do álbum, ajudando à sua contemporaneidade e enquadramento na época; "Demonoid Phenomenon", "The Ballad Of Ressurection Joe And Rosa Whore" e "What Lurks On Channel X?" são as músicas que se enquadram na plenitude deste último apontamento.

O fantástico enredo desta obra demoníaca completa-se com as pontuais introduções - interregnos - inseridas nos seus devidos momentos: "Call Of The Zombie" introduz inocentemente o tema da obra, "Perversion 99" adensa o mistério da próxima sequência, "How To Make A Monster" produz o efeito de baixa fidelidade de um filme de série B e "The Beginning Of The End" representa o epílogo, em ritmo industrial.

Nota positiva, também, para o trabalho gráfico do álbum, em que para além do próprio Rob Zombie participaram Basil Gogos, Dan 'The Man' Brereton e Gene 'The Mean Machine' Colan.

Sem comentários: